Boa Vista é a única cidade do Brasil que oferece sete meses de licença maternidade para servidoras públicas municipais. Por esse benefício e outros que foram criados pela ex-prefeita da capital de Roraima, Teresa Surita agora concorre a Medalha Amigo da 1ª Infância, honraria concedida pela Câmara dos Deputados.
A medalha é uma forma do parlamento brasileiro de incentivar iniciativas legislativas que visam a consolidação e o fortalecimento de políticas públicas direcionadas à atenção integral da criança nos seus cinco primeiros anos de vida, cruciais para o seu desenvolvimento cognitivo e social. Por isso, o projeto de maior extensão da licença maternidade tem objetivo de deixar o bebê mais seguro, confiante e um adolescente e adulto muito melhor, mais compreensível e sensato em suas decisões.
“Com o conhecimento ao longo dos anos e da experiência, passamos a ampliar esse olhar, esse cuidado e a trabalhar na infraestrutura da cidade, pensando também nos pequenos. Em cada praça construída ou reformada, escolas, postos de saúde, calçadas e em todos os demais lugares públicos instalamos equipamentos interativos, fontes, playgrounds com pisos emborrachados, selvinhas amazônicas”, afirmou a ex-prefeita.
Teresa recebeu votos do Conselho Deliberativo, formado por secretárias, o presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; 1 (um) representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados, indicado pelo respectivo Líder. A cerimônia de entrega da Medalha Amigo da Primeira Infância será realizada preferencialmente no dia 23 de agosto, em alusão ao Dia da Infância, celebrado no dia 24 de agosto.