DICAS

Por que contratar um seguro para viagem internacional?

Seguro pode ser fundamental para obter atendimento médico e até para recuperar valores em dinheiro em casos de voos cancelados e bagagens extraviadas

(Créditos: iStock)
(Créditos: iStock)

Planejar uma viagem internacional pode ser um desafio, principalmente quando é a primeira ida para outro país. São muitos detalhes para dar conta: câmbio para ter dinheiro para as compras, passaporte, visto, passagens aéreas, traslado…

São muitos detalhes importantes, e se torna fácil esquecer de um dos mais importantes: a preparação para casos de emergência, como extravio de bagagem e despesas com farmácia, por exemplo, que podem ser imprevistos no meio da viagem. 

Para tornar a sua viagem internacional ainda melhor e sem nenhum risco de passar por sufocos, por que não contratar um seguro viagem? Como nem sempre um seguro viagem é obrigatório para uma viagem internacional, ainda assim vale a pena conhecer os benefícios do produto para garantir a sua segurança.

Como funciona um seguro viagem

Como dito anteriormente, o seguro viagem é uma proteção para que a sua viagem internacional se torne ainda melhor. E, dependendo do país que você pretende visitar, pode te dar alguns confortos e comodidades, como atendimento médico. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde o sistema de saúde não é público, os valores para atendimento são muito altos, o que pode se tornar um peso no próprio orçamento da viagem. 

Existem vários tipos de cobertura de seguros para você escolher, de acordo com a sua necessidade e as suas pretensões, mas alguns itens são obrigatórios, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão que regulamenta os seguros no Brasil. 

Entre esses itens, estão:

  • Morte em caso de acidentes ou não
  • Regresso sanitário
  • Invalidez total ou parcial em caso de acidente
  • Traslado de corpo em caso de falecimento
  • Traslado médico para casos de doença
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas (tanto para viagens nacionais quanto para viagens internacionais)

Como serviços adicionais de seguro, você pode, por exemplo, optar por incluir seguro de roubos e furtos, estadias não previstas e extravio ou roubo de bagagens. 

Você pode contratar diretamente de uma seguradora ou contratar junto das suas passagens aéreas. Alguns cartões de crédito também oferecem o seguro viagem incluso ao comprar as passagens. Outro ponto importante é que o seguro de viagem internacional possui cerca de 72 horas de carência.

Por que contratar um seguro para viagem internacional?

O principal benefício de contratar um seguro é o suporte médico e hospitalar. Ao contrário do que acontece no Brasil, que possui o Sistema Único de Saúde (SUS), boa parte dos países ao redor do mundo não oferece serviços médicos para pessoas estrangeiras.

Alguns países, como a Irlanda, oferecem atendimento gratuito somente se o estrangeiro tiver seguro viagem; e outros, como os Estados Unidos, oferecem atendimento somente mediante pagamento. E os custos podem ser altos.

Porém outro benefício muito importante é a possibilidade de recuperar o seu dinheiro no caso de voos atrasados ou cancelamento de viagem. 

Em algumas situações de condições meteorológicas ou problemas técnicos, os voos podem ser cancelados, e o seguro viagem cobre o valor da passagem para que você altere sua viagem sem dores de cabeça.

E vale também procurar por um seguro de vida junto de um seguro viagem, para tornar a sua viagem ainda mais segura e proteger suas finanças e quem você ama. 

Muitas pessoas perguntam se o seguro de vida tem carência, mas, diferentemente do seguro de viagem internacional, o seguro de vida não tem carência e pode ser acionado a qualquer momento dentro das situações de cobertura.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.