Mais de 60 motoristas da plataforma de transporte urbano Uber voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira, 31, em Boa Vista, em protesto contra o projeto de lei que propõe regular os aplicativos de mobilidade no Brasil.
O ato foi realizado na Praça do Centro Cívico, no Centro da Capital. Os motoristas que participaram da mobilização, que também ocorreu em outras cidades do País, fizeram um buzinaço e pintaram os vidros dos carros com as frases “Não à PLC 28/2018” e “Sou Uber”.
De acordo com o motorista Pablo Oliveira, a PLC 28 virá transformar os serviços dos aplicativos em algo igual ao que o táxi oferece, afetando os mais de 200 motoristas cadastrados em Roraima.
“Não podemos aceitar isso. Eles exigem com a PLC placa vermelha, limita a quantidade de motoristas, de trabalhadores. Nessa manifestação, buscamos mostrar nossa indignação”, disse o motorista para a Folha, durante o ato.
Um grupo de taxistas a favor da aprovação do projeto de lei que regulamenta o funcionamento dos aplicativos também se reuniu no mesmo local em que estava ocorrendo o protesto dos motoristas de Uber. Eles dizem que não são contra o aplicativo, desde que operem conforme a lei.
A votação no Senado está em andamento. O texto é de autoria do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). Na semana passada, o plenário aprovou a votação da proposta em regime de urgência.
Com informações do repórter Minervaldo Lopes.