Cotidiano

Operação da PF combate crime de pornografia infantil na internet

Operação visa combater o armazenamento e a distribuição de fotos e vídeos de material pornográfico infantil pela internet

Operação da PF combate crime de pornografia infantil na internet Operação da PF combate crime de pornografia infantil na internet Operação da PF combate crime de pornografia infantil na internet Operação da PF combate crime de pornografia infantil na internet

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã de ontem, 25, a terceira fase da Operação Gênesis para combater o armazenamento e a distribuição de fotos e vídeos de material pornográfico infantil pela internet. Os policiais federais saíram às ruas desde cedo para cumprir três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nos bairros Caimbé e Santa Tereza, na zona oeste, e Bairro dos Estados, na zona norte de Boa Vista. Também foram cumpridos dois mandados de condução coercitiva contra suspeitos.

Nas residências dos suspeitos foram apreendidos notebooks, tablets, celulares e HDs com material pornográfico infantil. O setor de inteligência da PF identificou contas de usuários que se utilizavam de redes sociais e de e-mails para distribuir arquivos de pornografia infantil por meio da rede mundial de computadores.

À Folha, o delegado responsável pelas investigações, Anderson Dias, destacou que a operação visa combater o crime de armazenamento, transmissão e publicação de arquivos de imagens e vídeos de conteúdo pornográfico infantil. “Os itens que foram apreendidos serão periciados para verificar a constatação do armazenamento desses conteúdos”, disse.

Conforme ele, os conduzidos à sede da Polícia Federal em Roraima foram ouvidos em depoimento e responderão pelos crimes em liberdade. Os crimes investigados preveem penas que podem chegar a 6 anos de reclusão, além de multa. “As investigações foram baseadas na identificação desses usuários da internet, que fizeram download desse conteúdo e transmitiram entre os usuários. A perícia vai se encarregar de verificar o material e caso seja constatado o armazenamento, o inquérito será relatado e encaminhado para que essas pessoas respondam pelo crime”, explicou.

O delegado ressaltou que não foi constatada uma rede de pornografia infantil em Roraima. “Já houve duas fases da operação em nível nacional em 2015 com o cumprimento de mandados de buscas com investigações realizadas em outros estados. Essas pessoas atuam de forma isolada, não existe conexão entre elas”, frisou.

GÊNESIS – Durante a 2ª fase da Operação Gênesis, deflagrada em outubro de 2015 foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva e a prisão em flagrante de um investigado e condução coercitiva de quatro pessoas para prestarem esclarecimentos na Polícia Federal.

A PF informou que o nome da Operação Gênesis significa, na mitologia, “nascimento, princípio, origem” e a instituição protege os cidadãos desde cedo, na sua infância. (L.G.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.