Cotidiano

Pesquisadoras acompanham estudos sobre HPV na Capital

As pesquisadoras Natalia Kops e Glaucia Hohenberger, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, estão em Boa Vista para fazer o acompanhamento da pesquisa sobre HPV, iniciada em março deste ano em duas unidades básicas de saúde. A intenção é verificar a prevalência do vírus em homens e mulheres de 16 a 25 anos.

Boa Vista está entre as 27 capitais selecionadas para participar do Estudo de Prevalência do Papiloma Vírus Humano (HPV) no Brasil, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde. A intenção é coletar na Capital 250 amostras da pesquisa, que está sendo realizada nas unidades básicas de saúde Olenka Macelaro, no Caimbé, e Pr. Luciano G. Rabêlo, no Centenário, ambas na zona oeste.

“As pessoas que estão nessa faixa etária respondem a um questionário específico e, se tiverem dentro do critério estabelecido pelo estudo, fazem uma coleta ginecológica. É simples e não dói, são as mesmas coletas nas unidades. É importante que as pessoas interessadas em participar procurem essas unidades onde estão sendo coletados os dados”, destacou Glaucia Hohenberger.

Na próxima segunda-feira pela manhã, haverá uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde sobre a importância da pesquisa. O HPV é causador do câncer de colo de útero, terceiro tumor que mais mata mulheres no Brasil. A cada ano, 15 mil novos casos são identificados e cinco mil mulheres morrem.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.