Cotidiano

Sistema Prisional e APAC serão tema de Audiência Pública

Evento será realizado no dia 23 de junho, às 8h, no auditório da Defensoria Pública do Estado

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que possui uma metodologia de valorização humana, oferecendo, aos condenados, condições de recuperar-se, foi o tema central de reunião entre a defensora pública-geral, Terezinha Muniz, e o corregedor-geral de justiça, desembargador Mauro Campello, no Palácio da justiça, na última quarta-feira (14). 

O encontrou contou ainda com a participação do juiz auxiliar da corregedoria, Dr. Rodrigo Furlan, da juíza e defensora pública da Vara de Execução Penal, Dra. Vera Lúcia Pereira, e do assessor jurídico Marcos Gil.

Terezinha Muniz explicou que a Defensoria Pública realizará no dia 23 de junho, às 8h, no auditório da DPE, uma Audiência Pública para debater o tema “Sistema Prisional x APAC”. “O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena, ou seja, a intenção é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social. E, nesse sentido, viemos trazer pessoalmente o convite da Audiência Pública que abordará esse tema ao corregedor e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional (GMF), desembargador Mauro Campello, e sua equipe para que possamos começar a discutir essa metodologia como alternativa viável para o sistema prisional tradicional”, explicou.

O corregedor-geral de justiça destacou a importância do evento. “Todas as iniciativas que visem melhora do cenário atual do sistema prisional de Roraima são extremamente importantes e a DPE, como instituição parceira da CGJ, é essencial neste esforço concentrado, uma vez que presta assistência judiciária para maior parte dos reeducandos”, enfatizou Campello.

 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.