Cotidiano

Marinha habilita condutores de barcos

Membros da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental da Marinha do Brasil iniciaram ontem, 07, no Departamento Estadual de Turismo de Roraima (Detur), a entrega de cerca de 100 carteiras de arrais amador aos condutores de barcos a vela ou a motor, sem fins comerciais.

A responsável pela divisão de habilitação das embarcações, a tenente Jemima de Paula, esclareceu que a Marinha também estará disponível para efetuar as inscrições dos interessados em realizar as provas para obter a habilitação até o dia 14 de junho.

Neste período, a Marinha vai ministrar um curso de qualificação no 7º Batalhão de Infantaria de Selva, para os servidores do Estado que trabalham com embarcações de governo, e também, trabalhar no cadastramento de barcos que navegam nos rios do Estado, fazer vistorias em embarcações e promover palestras em escolas.

“A gente quer realizar palestras nas escolas porque a gente sabe que desde pequeno que a pessoa internaliza a forma correta. A gente percebe que quando uma embarcação afunda, a pessoa morre por falta de colete ou do uso do colete da forma correta. Então, essas ações servem para sensibilizar sobre o uso do colete porque, a partir do momento que uma criança entra em uma embarcação, ela fala para o pai ou responsável para utilizar o colete, que nem acontece com cinto de segurança”, explicou a tenente.

CADASTRAMENTO – A chefe da Divisão de Difusão Turística do Departamento Estadual de Turismo (Detur), Rosa Silva, explicou que a parceria do Governo do Estado com a Marinha consiste na presença dos oficiais pelo menos a cada dois meses em Roraima “Eles aplicam as provas de arrais amador e motonauta, que são os condutores de jet-skis e de lanchas sem fins comerciais, e também estão entregando essas habilitações que foram feitas em meses anteriores”, disse.

Ela informou que é necessário primeiro que seja formada uma turma para que a Marinha encaminhe um oficial para realizar os testes técnicos e práticos.

“Normalmente, as pessoas interessadas vem até aqui, ao Detur, deixam nome e telefone para contato. Quando chega a mais ou menos 30 pessoas, a gente chama a Marinha para aplicar a prova. A parte de documentação necessária quem solicita posteriormente é a Marinha. O Detur ajuda disponibilizando o espaço, com a logística e a divulgação”, frisou.

Para os proprietários de embarcações interessados em se cadastrar a recomendação é que os pilotos sigam até à sede do Detur, na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 280, Centro, no antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iperr). (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.