Cotidiano

Corregedoria Geral de Justiça realiza correições nas comarcas do interior do Estado

A comitiva iniciará a inspeção pelo município de Rorainópolis, localizado a 290km de Boa Vista, no sul do Estado

A Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) dará início na segunda-feira (5) às correições gerais ordinárias nas serventias judicias e extrajudiciais do interior do Estado. A comitiva formada pelo juiz auxiliar Dr. Rodrigo Furlan, pelos assessores jurídicos da CGJ, Robervando Magalhães e Geysa Brasil, pelo chefe do setor extrajudicial, Vivaldo Araújo, pelo diretor de gestão de 1º Grau Adilson Neves, e pela estatística Isabela Pagani, iniciará a inspeção pelo município de Rorainópolis, localizado a 290km de Boa Vista, no sul do Estado.

O juiz auxiliar explicou que as correições objetivam conhecer as dificuldades de cada unidade, analisar a força de trabalho, verificar as instalações físicas, mobiliário, conservação dos processos, equipamentos de informática e, ainda, o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “As correições nos permitem, por meio de aplicação de questionário e visita in loco, conhecer a fundo cada unidade judicial e, diante das informações apuradas e situação verificada, poderemos orientar e auxiliar os cartórios visando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva”, disse Furlan.

A correição em Rorainópolis vai até o dia 09 de junho e abrangerá ainda os cartórios de nota e Registro e de Imóveis. “Essa é uma ação conjunta da Corregedoria Geral de Justiça para inspecionar as serventias judiciais e extrajudiciais de todo interior do Estado. Em Rorainópolis visitaremos os dois cartórios extrajudiciais para aplicar o questionário que mapeia a situação de cada um e para verificar se os mesmos estão cumprindo as determinações da corregedoria. Importante salientar que a população pode participar informando sobre a satisfação dos serviços prestados no município”, explicou o juiz auxiliar.

De acordo com a Portaria CGJ nº 17/2017, que instituiu o calendário de correição geral ordinária, os próximos municípios visitados serão: Alto Alegre (19 a 23 de junho), Bonfim (03 a 07 de julho), Pacaraima (17 a 21 de julho) e Mucajaí (31 de julho a 4 de agosto).