Cotidiano

Comunidades indígenas cobram melhorias em escolas, pontes e estradas

Os indígenas das comunidades Serra da Moça, Truaru, Morcego e Anzol reivindicaram a situação na Câmara Municipal de Boa Vista

Indígenas das comunidades Serra da Moça, Truaru, Morcego e Anzol, na zona rural de Boa Vista, estiveram durante esta manhã (30)na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), a fim de apresentar as insatisfações relacionadas à situação das escolas, pontes e estradas da região.

Conforme o tuxaua da Serra da Moça e coordenador regional do Murupu, Alexsandro das Chagas, os indígenas esperam por melhorias há três anos.

Chagas pontuou que as escolas funcionam em condições inadequadas. “Falta sala de aula, bebedouro, o forro precisa ser reformado e o único transporte escolar não atende a demanda”, enfatizou.

Só na comunidade Serra da Moça, o tuxaua informou que os 26 alunos da rede municipal realizam rotas distintas. Por ter um único veículo de transporte escolar, alguns alunos precisam acordar e sair da escola mais cedo para não atrasar os demais.

Em relação às pontes e estradas, Chagas ressaltou a carência de reforma e drenagem adequadas. “Na Serra da Moça tem uma em estado crítico, perigando cair há três anos. Três anos aguentando esse sufoco”, relatou.

Chagas destacou ainda que as comunidades estão prontas para discutir junto à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) os projetos e melhorias necessários. “Até hoje não tivemos uma resposta, a gente vem ouvindo e esperando, agora precisamos de ação”, concluiu.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.