Cotidiano

Eletrobras convoca audiência pública no Amajari para discutir melhorias

Por conta das constantes reclamações de moradores do Município de Amajari, Norte de Roraima, sobre as frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica na sede da cidade, vilas e vicinais, a Eletrobras Roraima vai promover nesta quinta-feira, dia 4, uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade. São aguardadas as presenças de integrantes da empresa, vereadores e moradores afetados com o problema.

A audiência, segundo explicou o gerente de geração e transmissão da Eletrobras, Cleudson Silva Viana, foi provocada por um vereador local. “Depois que o vereador nos procurou para falar sobre um recente desligamento em uma vicinal do Amajari, resolvemos marcar uma audiência pública. Assim, todos os moradores podem participar para falar o que ocorreu, além dos próprios vereadores e membros da Eletrobras.

Queremos resolver o problema”, garantiu.

Viana afirmou ainda que a precariedade no fornecimento de energia elétrica não é de agora e muitos empecilhos atualmente encontrados para sanar o problema teriam sido deixados pela antiga gestão, sob a responsabilidade da Cerr (Companhia Enérgica de Roraima).

“A Eletrobras assumiu a distribuição de energia em janeiro deste ano. Desde então, já instalamos 400 novos postes de energia, mas ainda não é o suficiente. Na época da Cerr, não existiam equipes de pronto atendimento nas sedes dos municípios. Com isso, os próprios moradores se voluntariavam a tentar resolver o problema, sem segurança, sem experiência e sem equipamento. Isso às vezes era ainda pior. Hoje temos uma equipe atuando em cada cidade”, explicou o gerente.

Quando indagado sobre as constantes reclamações de moradores, ele afirmou que a falta de comunicação é o principal obstáculo para um fornecimento enérgico de qualidade. “Nessas regiões mais inóspitas não há sinal de telefone. Quando falta energia, os moradores perdem o único meio de comunicação, que é através do telefone convencional. Dessa forma, ficam incomunicáveis e não têm como contatar a Eletrobras. Como vamos saber que aquela localidade está sem energia naquele momento? É complicado. O que estamos vendo agora é a possibilidade de uma parceria com a empresa de telefonia Oi para resolver essa questão da comunicação”, relatou.

AUDIÊNCIAS – A intenção da Eletrobras, após a primeira audiência pública, é continuar a ouvir os moradores de outros municípios. No sábado, dia 6, será a vez do Município de São Luís do Anauá, Sul do estado, receber uma audiência promovida pela empresa. A reunião também será realizada na câmara dos vereadores.

“Não temos datas fechadas para os próximos municípios, mas a intenção é realizar audiência em todos, principalmente nos que mais sofrem com as interrupções de energia elétrica, como é o caso do Cantá. Conforme formos confirmando, será divulgado para que os moradores compareçam”, informou Cleudson Viana.