Cotidiano

Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta

O tema deste ano destaca as decisões tomadas no trânsito, como aliar o consumo de álcool à direção, o uso do telefone celular enquanto dirige e o excesso de velocidade

Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta Campanha de conscientização sobre mortes no trânsito inicia nesta quarta

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) começa nesta quarta-feira, 3, o movimento “Maio Amarelo”, campanha de conscientização sobre os índices de lesão e mortes no trânsito. O tema deste ano é “Minha escolha faz a diferença” e têm como foco as decisões tomadas no trânsito, como aliar o consumo de álcool à direção, o uso do telefone celular enquanto dirige e o excesso de velocidade. As atividades vão iniciar simultaneamente, a partir das 8h30, em frente à Assembleia Legislativa de Roraima e na Rua S4, no bairro Pintolândia.

Ao longo do mês de maio, as ações serão realizadas tanto na Capital, quanto no interior do Estado, com a realização de blitzen educativas com os jovens do projeto Cidadão do Futuro e palestras em escolas e instituições parceiras.

PREFEITURA – Já a Prefeitura de Boa Vista vai iniciar a campanha do Maio Amarelo no próximo domingo, dia 7, a partir das 17 horas, na Praça Fábio Marques Paracat. Mas, serão realizadas ações durante todo o mês com a oferta de palestras, oficinas, entrega de panfletos e ações educativas de conscientização.

MPRR firma parceria com instituições para ações em conjunto no trânsito

Também por conta do elevado número de acidentes de trânsito, o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) propôs uma parceria com diversas instituições para atuarem conjuntamente, no sentido de definir estratégias para o movimento.

A iniciativa resultou na assinatura do protocolo de intenções, firmado na tarde de terça-feira, dia 2, com órgãos públicos e privados, segmentos de trânsito, saúde e educação. O grupo vai elaborar uma programação que culminará em ato cívico em prol da “Paz no Trânsito de Roraima”; realização de oficinas de capacitação dos agentes envolvidos; treinamentos simulados em vias públicas; aulas temáticas de segurança no trânsito, entre outros.

A articulação para a atuação conjunta está sendo conduzida pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, e pelo promotor Sílvio Abbade, titular da Promotoria de Justiça do Trânsito em Boa Vista.

A Promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, explicou que a iniciativa visa reduzir acidentes de trânsito. “Sabemos que o resultado não é imediato. Mas, com a unificação das ações, a ideia é que atingiremos uma parcela maior da população. São muitas as internações, óbitos e pessoas sequeladas em razão de acidentes de trânsito”, destacou.

Para o promotor de Justiça, Sílvio Abbade, a parceria em torno do tema é fundamental. “A atuação conjunta trará benefícios à sociedade. A complexidade da abrangência envolvendo acidentes de trânsito é enorme, com impacto direto nos serviços de saúde do Estado, que tem que arcar com o tratamento das vítimas. Em Roraima, já houve período em que 70% dos leitos do Hospital Geral, estavam ocupados com pessoas sequeladas pelo trânsito violento”, observou.

MAIO AMARELO – O nome do movimento faz alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos e por conta do Dia Mundial de Segurança Viária, comemorado no dia 09 de maio, que visa a criação de métodos para reduzir o risco de acidentes na rede viária de cada região.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.