Cotidiano

Estado já realizou mais de setenta mil atendimentos

Atualmente o local abriga 169 venezuelanos, destes 119 são indígenas e 36 são crianças em risco de vulnerabilidade social

Mesmo com o fim do prazo de 180 dias do decreto governamental que criou, em caráter extraordinário, o Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIGM), as ações de acolhimento aos imigrantes venezuelanos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec) vão continuar a ser realizadas no Estado. Foi o que afirmou em entrevista ao Programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, na manhã de ontem, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), coronel Doriedson Ribeiro.

Segundo ele, os trabalhos serão mantidos com o apoio da Federação Internacional Humanitária e Organizações Não Governamentais, que auxiliam nos trabalhos do Centro de Referência ao Imigrante (CRI) desde a sua implantação, em outubro do ano passado. 

“Apesar de o prazo ter se encerrado no último sábado, vamos continuar a realizar o trabalho de acolhimento que é realizado na estrutura do CRI, que fica no Ginásio Poliesportivo do bairro Pintolândia. Às vezes nós recebemos críticas de como nós desenvolvemos esse trabalho, mas se muitas dessas ações não tivessem sido tomadas, alguns venezuelanos estariam em situação muito pior”, disse.

Atualmente o local abriga 169 venezuelanos, destes 119 são indígenas e 36 são crianças em risco de vulnerabilidade social. Segundo dados do GIGM, o abrigo já chegou a ter cerca de 209 refugiados, mas alguns já voltaram para Venezuela e outros foram para Manaus.

Segundo o coronel Doriedson, em janeiro deste ano a Justiça Estadual obrigou a Prefeitura de Boa Vista a auxiliar o Governo nas ações de apoio ao imigrante, no entanto, esse apoio está ocorrendo apenas de forma parcial. 

“Desde a sua implantação até a data de hoje já foram realizados 70.652 atendimentos no CRI. Nestes estão incluídos fornecimento de refeições, atendimentos médicos, entre outros serviços. A PMBV deveria ser responsável pelo acolhimento das crianças, inclusive de forma compartilhada. O estado entraria com o espaço, o almoço e o jantar e o município ficaria com o café da manhã e o gerenciamento do abrigo, inclusive com apoio de segurança. Entretanto, desde a decisão da Justiça, a Prefeitura está auxiliando somente com o café da manhã e que muitas vezes nós temos que reforçar”, destacou.

Para o coronel, o governo federal também não tem dado a resposta necessária para auxiliar nas ações de apoio ao imigrante no estado, principalmente no que se refere à situação dos indígenas, que, em sua opinião, deveria ter a participação da Funai. (M.L)