Cotidiano

Vicinais sem manutenção provocam transtornos e prejuízos em Caracaraí

Os moradores das vicinais 3 e 4 do Município de Caracaraí, localizado a 135 quilômetros de Boa Vista, na região Centro-Sul do Estado, relataram à Folha as condições das vicinais e os problemas acarretados pela falta de manutenção. Pelas condições precárias, a rota do transporte escolar da região não beneficia a demanda de alunos. Com a proximidade do período de chuvas, os moradores temem que as crianças continuem faltando aulas.

Segundo o morador José de Castro, a situação prejudica pais e alunos há oito anos. Dos cerca de 10 alunos da região da Vicinal 3 do Cojubim, cinco são levados ao colégio por ele. “Levo três de manhã, depois volto. Aí levo os outros dois meio-dia e, à tarde, volto pra buscá-los”, explicou. Castro ressaltou que outras cinco crianças estão com dificuldades para ir à escola.

O morador informou que o transporte, um micro-ônibus e uma kombi, são responsabilidade do Governo do Estado. Apesar de o transporte escolar ter uma rota na região, o veículo não trafega na localidade do morador, que reside a quatro quilômetros do ponto final. “Eu não sei o que está acontecendo. Até 30 faltas os meninos já pegaram e, mesmo assim, o transporte não vem buscar as crianças”, frisou.

A moradora Elaine de Sousa falou da dificuldade que ela vive na localidade. “Estamos há oito anos lutando para este transporte vir até aqui”, ressaltou ao explicar que alguns pais chegaram a procurar o diretor da escola da região e que ele informou que viria até Boa Vista para resolver o problema. Ainda assim, a situação não muda. O trecho do transporte para em Vista Alegre, a cerca de quatro quilômetros da vicinal 3 do Cojubim.

Os moradores da vicinal 4 de Apuruí enfrentam um problema pior por estarem mais distantes. Contudo, apesar da dificuldade, ressaltaram que já foram ao Conselho Tutelar e que uma equipe já foi à localidade medir a rota do transporte escolar duas vezes. “Ninguém toma providência de nada. Quando chove, meus filhos não têm como ir andando e acabam perdendo aula e até prova”, destacou.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informou que a responsabilidade pela manutenção de vicinais e pontes de uma localidade é do município onde estão localizadas e que o Estado intervém na recuperação das mesmas apenas quando existe uma demanda do município ou em caso de situações de emergência.

Conforme nota, o Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), da Seinf, ressaltou que cada esfera de governo é responsável por um tipo de estrada, sendo o município responsável pelas vicinais, o Estado pelas rodovias estaduais e a União pelas rodovias federais. Qualquer intervenção só é feita mediante a assinatura de um convênio entre as partes.

No caso específico das vicinais 3 e 4 do município de Caracaraí, a nota declarou que não existe nenhuma solicitação de convênio por parte da prefeitura de Caracaraí. “A Seinf orienta a população do município para que procure a Prefeitura e formalize a solicitação de recuperação das vicinais”, disse.

PREFEITURA – A Folha tentou entrar em contato com a Prefeitura do Município de Caracaraí, mas até o fechamento desta matéria, às 18h30, não obteve retorno. (A.G.G)