Cotidiano

Caixas eletrônicos do Banco do Brasil ficam sem dinheiro durante o Carnaval

Banco justificou que antecipação do salário do Governo do Estado foi o que desencadeou o desabastecimento dos caixas eletrônicos

Quem procurou caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Boa Vista para efetuar saques durante o período de Carnaval encontrou dificuldades em alguns postos de atendimento. Muitos clientes se depararam com máquinas desabastecidas e procuraram alternativas para sacar dinheiro. Uma das opções foi recorrer aos terminais do Banco 24 horas, que realizam operações dos principais bancos do País.

As principais agências do Banco do Brasil citadas pelos leitores, em denúncias enviadas à Folha, foram as das Avenidas Ville Roy, Mário Homem de Melo e Ataíde Teive, além da agência do Centro.

O servidor público José Augusto Ramos disse que desde sábado, 25, tentou sacar dinheiro, mas sem sucesso. “Na segunda-feira [27], voltei à agência da Ville Roy e também não consegui sacar. Em seguida, fui à do Centro Cívico e havia apenas um caixa com dinheiro em espécie, o que ocasionou uma fila enorme e tumulto. Pelo fato de ter passado por uma cirurgia recente, preferi não enfrentar a fila e fui embora. Até porque não sei se, quando chegasse a minha vez, ainda haveria dinheiro disponível”, relatou, afirmando ainda que só conseguiu realizar o procedimento na tarde de ontem, dia 1º.

Muitas pessoas tiveram que enfrentar longas filas no terminal de atendimento do Centro. “Todas as agências do Banco do Brasil estavam sem dinheiro. Apenas a agência do Centro Cívico tinha um caixa eletrônico funcionando e com uma fila absurda. As pessoas que estavam lá afirmaram ter percorrido todas as demais e não encontraram dinheiro. Houve revolta e muita reclamação. Um absurdo para uma Capital e ainda em pleno feriadão”, disse outro leitor, que preferiu não se identificar.

Para não ficar sem dinheiro em espécie, a servidora pública Marta Oliveira procurou o caixa eletrônico 24 horas na terça-feira, 28. “Depois de ter ido a várias agências, não houve jeito, precisei recorrer ao banco 24 horas. Procuro evitar porque eles cobram uma taxa a mais e, para curtir o carnaval de rua, é preciso estar com dinheiro em espécie, porque a maioria dos vendedores é ambulante e não aceita cartão. Passei por esse estresse e, além disso, quando cheguei ao caixa eletrônico, localizado em uma farmácia na Avenida Capitão Júlio Bezerra, constatei que várias pessoas tiveram a mesma ideia que eu. Estava lotado”.

O acadêmico Lucas de Souza teve uma ideia diferente. Recorreu a uma opção mais rápida, mas menos vantajosa. “Fui a uns três caixas 24 horas e todos estavam lotados na terça-feira, na véspera da festa na Avenida. Para não perder a saída do meu bloco, fui a um posto de gasolina e conversei com o frentista. Passei o cartão no posto e ele me deu o dinheiro em espécie. Mas o combinado foi eu sacar R$ 10,00 a mais para deixar com ele pelo serviço prestado. Saiu caro, mas pelo menos não enfrentei fila. É um absurdo”, reclamou.

BANCO DO BRASIL – Na manhã de ontem, a Folha entrou em contato com o Banco do Brasil. O gerente de Administração, Allen Wyder Arruda, disse que o motivo do problema de desabastecimento dos caixas eletrônicos ocorreu devido à antecipação do pagamento do Governo do Estado.

“O cronograma do Estado previa como data para pagamento o dia 1º. Após acordo com o governo, e visando beneficiar os servidores públicos, foi decidido antecipar a data de pagamento para a sexta-feira, dia 24, antes do feriado de Carnaval. Como os terminais de autoatendimento suportam um limite máximo de numerário, e não há como efetuar abastecimentos em dias não úteis, os mesmos não suportaram toda a demanda de saques efetuados nesse período de cinco dias”, explicou.

Ainda conforme Wyder, os caixas eletrônicos 24 horas, disponíveis durante todo o período de feriado, não exigem a cobrança de taxa extra. “Temos a certeza que antecipar o pagamento dos servidores foi a melhor alternativa, pois mesmo se não conseguissem sacar, os clientes ainda teriam a opção de utilizar a função débito, crédito ou transferências, já que o salário estava em conta. Ressaltamos que alguns terminais possuíam numerário até a data de quarta-feira [1º], não sendo esgotado durante o feriado, e que a rede de caixas eletrônicos 24 horas também está disponível para saques sem a cobrança de taxas extras”, destacou.

Caixas eletrônicos 24 horas permitem 4 saques por mês sem cobrança de taxa

A dúvida sobre os serviços dos caixas eletrônicos 24 horas aumentaram durante o período de Carnaval em Boa Vista, após o desabastecimento das agências do Banco do Brasil. De acordo com resolução do Banco Central, serviços considerados essenciais não podem ser cobrados por nenhuma instituição financeira.

Segundo informações do próprio Banco 24 horas, quando o cliente abre uma conta corrente em um banco, já está incluso um pacote de serviços sem tarifas para serem utilizados no banco 24h todos os meses. A cobrança de tarifa ocorre apenas se exceder a quantidade do pacote. Se a pessoa não contratar nenhum pacote, pode realizar, no mínimo, quatro saques sem tarifa todo mês.

No caso do Banco do Brasil, as tarifas são as mesmas dos terminais do próprio banco, ou seja, as transações realizadas que estiver dentro da quantidade prevista nos serviços essenciais da Resolução nº 3919, de 25 de novembro de 2010 do Banco Central do Brasil, ou no pacote de serviços contratado pelo cliente.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.