Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente no dia primeiro de março, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2017 (CF 2017).
A campanha, que tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros.
O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017 em Roraima será às 19h30min, na Catedral Cristo Redentor, no Centro.
As paróquias, áreas missionárias e comunidades, farão o lançamento no horário habitual das celebrações.
Segundo o bispo de Roraima, dom Mário Antônio, a Campanha da Fraternidade é tempo de oração, reflexão e agir.
“A quaresma nos convida a oração ao jejum e a penitência, nos convida a obra de caridade, solidariedade e prática de justiça. Uma das maneiras completas de praticar a justiça é cuidar e guardar a criação, por isso a Campanha da Fraternidade é oração, é reflexão, são tomadas de decisões e também ações para que possa efetivar toda essa beleza da reflexão”.
Ainda de acordo com o bispo diocesano, a CF deseja, antes de tudo, manter a união da igreja e das pessoas de boa vontade em defesa dos biomas e do ambiente.
“Em toda Campanha da Fraternidade, temos percebido que, há um entusiasmo e uma adesão muito grande, o desafio é fazer que esses compromissos sejam perenes no nosso agir e no dia-a-dia.
Eu confio que, a campanha tratando dos biomas locais, floresta ou lavrado, seja um agir em sintonia com a igreja, com magistério da igreja, com pensamento do papa Francisco, com a palavra de Deus, nosso Deus pai criador, também com a CF do ano passado, onde fomos convocados a cuidar da casa comum, então temos que manter a união em defesa dos biomas e na defesa da vida como um todo e prioritariamente da vida humana”.
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.
Material
Para ajudar nas reflexões sobre a temática, são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal.
Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada bioma brasileiro.
Também são apresentadas considerações ecológicas sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco.
Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos para esta edição, sendo o principal a Coleta Nacional de Solidariedade.
Os spots, hino, cartaz da CF 2017 estão disponíveis para download no site.