Cotidiano

Diocese de Roraima lança Campanha da Fraternidade 2017 nesta quarta-feira de cinzas

A campanha tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15)

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente no dia primeiro de março, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2017 (CF 2017).

A campanha, que tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017 em Roraima será às 19h30min, na Catedral Cristo Redentor, no Centro.

As paróquias, áreas missionárias e comunidades, farão o lançamento no horário habitual das celebrações.
Segundo o bispo de Roraima, dom Mário Antônio, a Campanha da Fraternidade é tempo de oração, reflexão e agir.

“A quaresma nos convida a oração ao jejum e a penitência, nos convida a obra de caridade, solidariedade e prática de justiça. Uma das maneiras completas de praticar a justiça é cuidar e guardar a criação, por isso a Campanha da Fraternidade é oração, é reflexão, são tomadas de decisões e também ações para que possa efetivar toda essa beleza da reflexão”.

Ainda de acordo com o bispo diocesano, a CF deseja, antes de tudo, manter a união da igreja e das pessoas de boa vontade em defesa dos biomas e do ambiente.

“Em toda Campanha da Fraternidade, temos percebido que, há um entusiasmo e uma adesão muito grande, o desafio é fazer que esses compromissos sejam perenes no nosso agir e no dia-a-dia.

Eu confio que, a campanha tratando dos biomas locais, floresta ou lavrado, seja um agir em sintonia com a igreja, com magistério da igreja, com pensamento do papa Francisco, com a palavra de Deus, nosso Deus pai criador, também com a CF do ano passado, onde fomos convocados a cuidar da casa comum, então temos que manter a união em defesa dos biomas e na defesa da vida como um todo e prioritariamente da vida humana”.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

Material

Para ajudar nas reflexões sobre a temática, são propostos subsídios, sendo o texto-base o principal.

Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada bioma brasileiro.

Também são apresentadas considerações ecológicas sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco.

Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos para esta edição, sendo o principal a Coleta Nacional de Solidariedade.

Os spots, hino, cartaz da CF 2017 estão disponíveis para download no site.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.