Esporte

CBDU convida equipe africana de Roraima para disputar o Beach Games Internacional

Os intercambistas africanos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) mais uma vez foram convidados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) para participar de uma competição fora de Roraima. Desta vez, os universitários vão competir no II Beach Games Internacional, evento que vai ocorrer de 26 de março a 1º de abril em Maceió (AL), na modalidade de beach soccer.

O convite foi feito para a presidente da Federação Universitária de Roraima (Fuer), Elaine Morellato, que desde junho do ano passado é membro do Departamento de Igualdade de Gêneros da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu América).

“Desde o início, todos da CBDU e da Fisu América acharam essa integração fantástica. Fico feliz que tenham convidado os meninos para participarem de mais um evento fora do Estado, e dessa vez um evento internacional. Tenho certeza que vamos honrar o convite e a confiança”, destacou.

Natural da República Democrática de São Tomé e Príncipe, o estudante de Administração, Hosni Ferreira, disse que todos estão muito empolgados com a participação em mais um evento.

“A nossa experiência na etapa nacional dos JUBs foi fantástica! Não saímos com medalhas, mas o que vivemos foi incrível e isso valeu a pena. O Beach Games Internacional é mais uma oportunidade para continuar a crescer e desenvolver não só no campo desportivo, como também de uma melhor inserção na comunidade brasileira”, disse.

Outras participações – Também atendendo ao convite da CBDU, a equipe participou da última edição da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorreu em Cuiabá (MT), de 2 a 13 de novembro. A participação nos JUBs de uma equipe formada 100% por intercambistas foi inédita. Por isso, um legado mais importante do que uma medalha foi registrada na edição: os meninos abriram precedentes para que outros atletas universitários da África possam também participar da competição.

Com a presença deles no evento, a CBDU convidou o presidente da Federação Africana de Esportes Universitários (Fasu), Michael Malumbete, que participou do evento e assinou um termo de cooperação técnica para que atletas brasileiros e de países africanos façam intercâmbio esportivo.

PEC-G – Por meio de ações de internacionalização, que incluem convênios e adesão a diversos programas de intercâmbio, a UFRR recebe acadêmicos estrangeiros de diversos países. Os atletas africanos vieram para Roraima por meio do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), que oportuniza os estrangeiros a estudarem em uma instituição pública sem pagar nenhuma taxa. Os alunos são provenientes de diversos países como Benim, Cabo verde, Togo, Angola, República do Congo, Gana, São Tomé Príncipe, dentre outros.

Ao chegar a Roraima, eles recebem as mesmas condições de um estudante regular, além de poder participar de programas que disponibilizam bolsas e auxílios que contribuem para a manutenção em Boa Vista e para o melhor aproveitamento dos estudos.