Cotidiano

Moradores cobram conclusão de obra de posto de saúde no bairro Aeroporto

Unidade de saúde que atenderia moradores da região era para ter sido entregue em novembro de 2016, mas está com as obras paralisadas

Iniciada em março de 2015 e com previsão para ser entregue em novembro de 2016, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Aeroporto, localizada na zona Norte de Boa Vista, estão paralisadas e sem data para término. Angustiados e revoltados com a demora, os moradores da região cobram a inauguração da unidade de saúde o quanto antes.

O posto fica na Francisco Cândido, na esquina com a Travessa Jaraguá. A equipe de reportagem da Folha foi até o local, na tarde de ontem, 20, e constatou que a unidade ainda está longe de ser concluída e entregue para a população. Não havia sequer trabalhadores na obra, que já estava sendo tomada pelo mato e lixo, e até mesmo por usuários de drogas, segundo moradores próximos.

No local, um portão completamente destruído guarda a obra abandonada, que seria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 em parceria com a Prefeitura de Boa Vista (PMBV). Para a população, a obra está abandonada, mas a PMBV alega que ocorreu um atraso no repasse de verbas por parte do Ministério da Saúde, por isso, não há pessoas trabalhando na conclusão da unidade.

Conforme a placa colocada no local, a obra é orçada em aproximadamente R$ 340 mil e já está com mais da metade concluída. A estrutura está quase toda levantada, faltando apenas os trabalhos de acabamento. Esse posto de saúde do bairro seria o fim dos problemas para muitas pessoas que lá residem. No entanto, desde agosto do ano passado, os trabalhos foram interrompidos.

“Era pra ter sido finalizada em novembro e iria beneficiar muita gente aqui. Tenho que me deslocar para os postos de saúde do Jardim Floresta, Cambará ou para o Hospital Coronel Mota, quando poderia ter um posto de saúde bem pertinho. É um descaso porque ninguém fala nada sobre esse posto”, disse a dona de casa Maria José.

O vendedor Fábio Reis, comentou que já necessitou de vários exames e que também teve que se deslocar a outras unidades. “Todas às vezes temos que ir para longe para cuidar da saúde. Nunca terminam e ficou mais de ano parado. Tenho criança em casa e um posto de saúde iria ajudar aqui”, frisou.

PREFEITURA- Em nota, a Secretaria Municipal de Obras afirmou que a obra da unidade de saúde do bairro Aeroporto sofreu atrasos devido à falta de repasse de recursos do Governo Federal. “A Prefeitura, por sua vez, está buscando alternativas para que a obra seja retomada o mais rápido possível, para ser entregue a população”, explicou.

Informou ainda que entregou, na semana passada, uma nova unidade básica de saúde aos moradores do bairro Alvorada e adjacentes. As próximas a serem entregues serão a do Jardim Caranã e Jóquei Clube, todas na zona Oeste. (L.G.C)