A manhã do primeiro dia de inscrições para a seleção de professores temporários, realizada pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), foi de fila dobrando o quarteirão. Pelo menos 600 candidatos estavam acampados desde o sábado. Foram 902 senhas distribuídas durante a manhã na Escola Estadual Ana Libória, localizada no bairro Mecejana, zona Oeste da Capital. A zona rural de Boa Vista e os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Mucajaí aceitam inscrição de candidatos até hoje, 07.
Dos dias 8 a 10 será a vez de Amajari, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Normandia, Pacaraima, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã. Em todos os lugares, os atendimentos são feitos das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Apesar do fluxo intenso de profissionais no pátio de entrada da Escola Ana Libória e no auditório, os candidatos informaram à Folha que levaram, em média, uma hora na fila do lado de fora. Gustavo Nunes Vara, licenciado em História, havia chegado às 8h50 e às 10h estava próximo da portaria. Ele ainda iria pegar sua senha. Apesar de não estar desempregado, atua na iniciativa privada em cargo não relacionado ao magistério. “Quero um salário melhor, atuando na minha área. Com o tempo de folga que terei, conseguirei estudar para outro concurso”, disse.
Antônio Gilson de Oliveira, licenciado em Língua Espanhola, já é professor pelo Estado, mas por um processo que está chegando ao fim. “Não quero ficar desempregado, então vim me inscrever. Tenho títulos e experiências, acho que estou mais bem colocado”, comentou.
Quem também estava na fila era Daniele Fernandes, formada em Língua Inglesa. Ela havia chegado às 8h30 e às 10h estava próxima à portaria. Daniele Fernandes veio do Estado do Rio Grande do Sul há duas semanas, acompanhar o marido que começou a trabalhar em Roraima. Saiu do seu concurso como professora de inglês, em seu Estado, e há dois meses paga suas contas com o seguro desemprego. “Para mim está sendo uma surpresa esta fila enorme, pois já participei de várias seleções e nunca havia visto uma coisa assim. É tão mais fácil preencher um cadastro online”, disse.
CONCURSO – O seletivo preenche vacâncias e afastamentos de professores efetivos, ficando a cargo de cada escola da Capital e do interior definir quantas vagas ficarão disponíveis. A carga horária de trabalho é de 30 horas semanais, com salário de R$ 3.782,94.
Licenciados em Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Espanhol, Inglês, Português, Matemática, Química e Sociologia poderão se inscrever. As aulas são para os ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O resultado sai no dia 24 de fevereiro e o trabalho vai até o dia 31 de dezembro deste ano.
Os professores devem levar envelope na cor parda, tamanho A4, contendo cópias e originais, ou cópias autenticadas dos seguintes documentos: CPF, Título Eleitoral e comprovante de sua quitação, comprovante de quitação militar (para homens), Carteira de Identidade, diploma ou comprovante de licenciatura, certificados de todos os cursos de aperfeiçoamento compatíveis com a área escolhida, com carga horária mínima de 60 horas e contagem a partir do ano de 2010.
Também devem entregar certificados de participação em eventos, com carga mínima de 40 horas, declarações de experiência de trabalho, emitidas pelo setor de RH e com data de pelo menos 45 dias antes da realização do concurso, currículo e laudo médico para os candidatos com deficiência. É possível fazer a inscrição por meio de um procurador. O processo seletivo é através de análise de todos esses documentos. (NW)