Cotidiano

Avião que vinha para Boa Vista faz pouso de emergência em Brasília

Avião que vinha para Boa Vista faz pouso de emergência em Brasília Avião que vinha para Boa Vista faz pouso de emergência em Brasília Avião que vinha para Boa Vista faz pouso de emergência em Brasília Avião que vinha para Boa Vista faz pouso de emergência em Brasília

Um avião que decolou de Brasília em direção a Boa Vista, com 130 passageiros, teve que sobrevoar pelo céu da Capital Federal por mais de duas horas, na madrugada de ontem, 23, por problemas técnicos no trem de pouso. A aeronave, que saiu às 23h05 com destino a Roraima, pediu para retornar ao Aeroporto Juscelino Kubitscheck (JK) dez minutos após a decolagem. Para pousar com segurança, o combustível teve que ser consumido.

Perto da meia noite de segunda-feira, um dos colaboradores do serviço de compartilhamento de voos online foi avisado que o voo G3 2020 estava com problemas. Após o aviso, o acompanhamento foi iniciado. Ele explicou à Folha que o avião decolou com peso máximo de 70 toneladas, distribuídas entre pessoas, carga e tanque cheio, e que por uma falha técnica o avião não recolheu o trem de pouso na decolagem.

Em situações como essa, o procedimento é deixar a aeronave o mais leve possível, a fim de evitar um colapso do trem de pouso no retorno ao aeroporto. “Como ninguém sabia o que tinha acontecido com o trem, foi feita a recomendação para que o piloto diminuísse a quantidade de combustível, até para fazer as verificações que o manual da aeronave pede”, informou.

Conforme a fonte, o que aconteceu com a aeronave pode ocorrer com qualquer avião. “Também não é considerada tão grave assim. Só requer atenção, por se tratar do trem de pouso”, frisou. Após o retorno ao JK, os 130 passageiros foram levados a um hotel e reacomodados em um voo reforço que saiu por volta de 14h, no horário de Brasília.

RETORNO – A chegada em Boa Vista aconteceu às 15h12, horário local, 30 minutos após o previsto. Os passageiros informaram que a viagem de volta foi tranquila, sem nenhum problema.

O professor Moisés Gonçalves foi um dos 130 passageiros do voo G3 2020. Após ter saído de São Luís, no Maranhão, ele informou que o voo atrasou mais de 40 minutos para sair de Brasília e, logo após a decolagem, já começou a girar em volta da cidade. Uma hora depois, e sem saber o que estava acontecendo, perguntou de uma aeromoça o motivo. A comissária confirmou o problema no trem de pouso e a necessidade de voltar.

“Ficamos preocupados porque, pelo problema de não fechar quando subiu, poderia dar problema na hora de descer. Rodamos por mais de três horas”, disse. O professor explicou que só após a explicação da comissária o comandante informou que estava tudo bem e que, pelo problema técnico, recebeu a recomendação de voltar. “Ficamos apreensivos porque ninguém chegou a explicar nada, nem com uma mensagem para tranquilizar. Foram 24 horas só para chegar em casa”, ressaltou. (A.G.G)

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