Meninos de 12 e 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em postos de vacinação de todo o Brasil, conforme anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira, 03.
Roraima receberá aproximadamente 15 mil doses no primeiro lote para estas imunizações. Só em Boa Vista, a expectativa é vacinar mais de sete mil meninos. As ações também acontecerão nas escolas públicas de todo o Estado, assim que iniciar o ano letivo.
Os pais ou responsáveis que quiserem levar os meninos na faixa etária de 12 e 13 anos já podem procurar a unidade de saúde mais próxima na Capital. Para receber a imunização, é necessário ter em mãos um documento com foto, o cartão do SUS e o cartão de vacina.
Conforme informações do gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin, a vacina contra o HPV era disponibilizada apenas para mulheres. “Essa é a principal mudança para 2017: os meninos incluídos nessa campanha. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando passarmos a atender meninos de 9 até 13 anos”, explicou. A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.
Ainda como parte das mudanças no calendário de vacinação, será ampliada a vacina contra a meningite C para os jovens de ambos os sexos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos três, cinco e doze meses de idade. O objetivo, segundo Danin, é reforçar a eficácia da vacina meningocócica C, uma vez que, com o passar dos anos, pode haver diminuição da proteção após a imunização. A vacinação será ampliada para adolescentes de 9 a 13 anos, gradativamente, entre 2017 e 2020.
“Trabalhamos em conjunto com o sistema de Educação, já que o ambiente mais indicado para realizar a campanha é a escola. Por isso o nosso calendário se baseia no cronograma escolar. Assim que iniciarem as atividades do ano letivo, começam as ações dentro das escolas. Além disso, vamos nos reunir com os coordenadores municipais de imunização para traçar as ações que serão realizadas nos municípios do Estado”, frisou. A Prefeitura de Boa Vista também disponibilizará a vacina nas escolas municipais.
Confira as mudanças da vacinação em 2017
Até o ano passado, a imunização contra o HPV era feita apenas em meninas. A inclusão dos meninos foi anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.