Desde dezembro, além do aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alguns consumidores já começaram a pagar as tarifas de energia com a parcela referente ao retroativo do reajuste da tarifa que havia sido suspensa, mas acabou autorizado pela Justiça. De acordo com a Eletrobras Distribuição Roraima, a cobrança identificada nas contas vai durar cerca de 10 meses. Durante o período, é recomendada a prática de economizar no ambiente de trabalho e em casa.
Para a dona de casa Vanderlea Soares, o aumento na conta de energia acontece desde novembro de 2016, com redução apenas em dezembro. Após receber a tarifa deste mês, verificou que o aumento ultrapassou os 50%. Ela informou que o impacto afetou o orçamento em casa. Para enfrentar as parcelas que estão por vir de forma mais amena, a dona de casa criou novos hábitos.
“Uso a máquina de lavar uma vez na semana e sempre programo o tempo de funcionamento da central de ar. As luzes, só no ambiente”, disse. Se o aumento de 42% do retroativo prejudicou as residências, com o comércio não foi diferente. Segundo o gestor de um supermercado localizado no bairro São Francisco, zona Norte, Osimar Nascimento, o aumento de mais 30% tende a impactar no setor.
O gerente explicou que o custo operacional também aumenta incluindo, às vezes, o produto final. Até o momento não houve adição ao valor dos produtos, mas, com a alteração, a saída é modificar as margens do produto. Na empresa, há um orçamento destinado para o consumo de energia. Contudo, a tarifa cobrada está acima. “A gente compra por 10 e automaticamente a margem é 50. Teremos que aumentar 1% ou 2% no preço do produto”, relatou.
CONTRAPARTIDA – Apesar da tarifa, o engenheiro agrônomo Luciano Barbosa conseguiu manter o valor dentro do orçamento. Ele explicou que só liga as lâmpadas nos ambientes em que está, e com relação à central de ar, utiliza-a apenas quando vai dormir. Com um consumo médio de R$ 150,00 por mês, a cobrança do mês veio até abaixo da média. “Máquina de lavar geralmente uso um dia da semana. Economizo na medida do possível”, frisou.
DICAS – No meio das cobranças acima do esperado, ainda é possível buscar hábitos para influenciar uma tarifa mais baixa, ainda que conte com o retroativo. As principais recomendações para quem quer economizar são: trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que duram mais e utilizam menor quantidade de energia; não deixar a luz acesa em cômodos que não estejam em uso; pintar as paredes internas e os tetos da casa com cores claras; aproveitar ao máximo a luz do dia, deixando portas e cortinas abertas; quando viajar, desligar a chave geral da casa para não gastar energia desnecessária e evitar deixar aparelhos em stand-by. (A.G.G)