Cotidiano

Número de pontos facultativos e feriados preocupa comerciantes

Em Boa Vista, o ano de 2017 contará com 15 feriados entre nacionais, estaduais e municipais e 11 pontos facultativos. Para quem planeja férias, viagens de curto prazo ou ainda aos que trabalham com turismo, a divulgação do calendário foi bem recebida. Em contrapartida, a quantidade de dias livres é uma preocupação para os que trabalham no comércio.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Edson Freitas, os feriados sempre são motivo de preocupação ao comércio por gerar um custo mais alto ao lojista. É preciso pagar uma taxa extra de feriado de R$ 30, pedir autorização do Sindicato dos Comerciários (Sinteco) e fazer um acordo junto aos que vão trabalhar. Muitas vezes, os feriados não superam as vendas e nem pagam o custo adicional e as horas extras dos servidores.

Durante os feriadões, as pessoas costumam viajar, muitas vezes paras as fronteiras ou até para Manaus, e o comércio perde para outros mercados. Pelo principal consumidor ser o servidor público, os lojistas saem prejudicados com as viagens. “Quando há feriado prolongado, que pega um final de semana, é mais preocupante por haver uma fuga de consumo”, ressaltou.

Apesar disto, existem ainda os feriados que caem em um período importante, como Dia dos Pais, Dias das Mães e Dia das Crianças. “Por ser cultural e nacional, ajudam o comércio, ainda assim, a maioria dos feriados e pontos facultativos mais prejudica do que colabora”, lamentou o presidente. Para Freitas, o número de feriados decretados é considerado excessivo, principalmente os que são seguidos por pontos facultativos. (A.G.G)

CDL aconselha que comerciante avalie feriado

Diante dos feriados, o presidente do CDL, Edson Freitas, sugeriu que os comerciantes façam uma análise com relação ao mesmo período ao ano anterior e verifiquem se trabalhar no período compensa. Utilizar meios de comunicação, como redes sociais, para informar o consumidor do funcionamento é outra sugestão.

“No geral, a população costuma saber quais lojas abrem durante o período, mas as que estão começando, é preferível divulgar o horário de funcionamento para a data e fazer o acordo com o Sinteco, até para evitar problemas junto ao Ministério do Trabalho”, alertou.

Também é indicado que o setor comercial se adapte às datas comemorativas para incentivar a venda de produtos relacionados ao tema e aproveitar os dias que antecedem o feriado e intensificar o marketing da loja. Para os lojistas que não se adaptam ao período, é indicado gerenciar o estoque. No caso de uma época que não fornece muitas vendas, é preferível não comprar muitos produtos. (A.G.G)

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