Cotidiano

Sine registra queda de 45% em contratações em relação a 2015

No ano passado, mais de 600 pessoas foram empregadas. Neste ano, o número de contratados caiu para 313

Sine registra queda de 45% em contratações em relação a 2015 Sine registra queda de 45% em contratações em relação a 2015 Sine registra queda de 45% em contratações em relação a 2015 Sine registra queda de 45% em contratações em relação a 2015

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) fechou o ano de 2016 com 313 contratações formalizadas em Roraima. O número corresponde a uma queda de 45% em um comparativo com o ano passado, quando mais de 600 pessoas foram contratadas. Para o diretor do SINE, Nailson Távora, a diminuição das ofertas por parte das empresas foi um dos principais fatores para a redução.

Ele informou que as empresas que conseguiram manter o quadro funcional não buscaram novos trabalhadores. Contudo, além do fator da oferta, a falta de experiência e qualificação também provocaram a redução. Para sanar o problema, Távora explicou que as pessoas que procuram o SINE estão sendo orientadas a ingressar no mercado preparadas e focadas.

Távora ressaltou que, enquanto as pessoas procuram “qualquer coisa”, as empresas precisam de empregados experientes para a função. “Não adianta estar em um mercado tão difícil e competitivo e querer qualquer coisa, é interessante saber o que se faz de melhor e o que se quer fazer para ter uma chance, de fato, de concorrer às vagas. Tem gente que não sabe nem ligar um computador”, pontuou.

Em relação às ofertas, as vagas são direcionadas para ambos os gêneros, tendo em vista a Lei Federal que aborda a discriminação. O diretor explicou que o  Ministério do Trabalho entende que se estão ofertando vagas só para homens estão discriminando as mulheres e vice-versa. No primeiro semestre do ano, as mulheres estavam à frente nas contrações. No segundo, os homens alcançaram maior espaço. Este ano, dos 313 contratados, 129 foram homens e 184 mulheres, representando 41% e 58%, respectivamente.

EXPERIÊNCIA – Conforme Távora, a falta de experiência continua sendo a principal dificuldade de quem procura emprego por estar sendo mais requisitada pelas empresas. O diretor considera a exigência compreensível devido à crise e às dificuldades que a empresa tem com o tempo gasto para ensinar e treinar. “Elas não estão tendo esse tempo agora. Tem empresa que até fala que não precisa ter uma experiência formal, mas que conheça o trabalho, já que as pessoas buscam ‘qualquer coisa’”, relatou.

CADASTRO – Todas as empresas que desejam usar o SINE devem fazer o cadastro. Távora ressaltou que por um e-mail já é possível realizar o procedimento. Para os que têm preferência no cadastro presencial, o SINE fica localizado na Avenida Mário Homem de Melo, na sala 26 da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Basta portar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), com endereço e CEP da empresa. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.