Cerca de 10 turistas que estavam na Venezuela chegaram ao Brasil no fim da tarde desta quinta-feira (22).
No grupo de pessoas que cruzaram a fronteira, havia tanto turistas brasileiros que escolheram o país pra passar as férias, como estudantes venezuelanos que precisavam passar pela fronteira pois moram no Brasil.
A fronteira entre o Brasil e a Venezuela está com livre acesso das 7h às 16h, diariamente, para a passagem de pedestres, brasileiros e venezuelanos que queiram ingressar ou deixar o país vizinho.
Desta forma, os brasileiros que pretendem voltar para o Brasil não precisam mais estar com nome em lista, bastando apenas, utilizar o horário de abertura e fechamento para atravessar a fronteira.
Aline Pinheiro é mineira, e escolheu passar as férias na Ilha de Margarita, ela atravessou a fronteira com mais três amigos. Chegando lá soube da notícia que não teria como voltar.
Seu planos era passar ano novo e natal lá, porém com a medida venezuelana de cancelar o uso das notas de cem bolivares, os amigos ficaram sem dinheiro para comprar água e comer.
“Tivemos sorte, não chegamos a passar fome durante o período por que contamos com ajuda de alguns amigos que fizemos na viagem, em um dos momentos tivemos dinheiro para comprar três pasteis e dividimos” contou.
Outro viajante, que veio do Rio Grande do Sul relatou que após o acontecido não voltará a Venezuela.
“Não chegamos a ver manifestação, ficavamos no apartamento o tempo todo, quando soubemos notícias do Brasil, entramos em contato e cancelamos os planos de ficarmos mais dias. Fomos surpreendidos e passamos por momentos de medo” contou Bruno Dick.
Conforme a titular da Seeri (Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais), Verônica Caro, ainda há restrição para a passagem de veículos.
Os brasileiros que estão com seus veículos na Venezuela, devem se dirigir até a cidade de Santa Elena de Uairén, e solicitar a autorização de trânsito junto ao Comando do Exército – Fuerte Roraima, para ingressar no Brasil sempre às 14 horas. Os veículos de grande porte que transportam alimentos têm passagem liberada.
Os brasileiros que estão com dificuldades na logística para retornar ao Brasil podem entrar em contato com a Seeri, por meio dos telefones: (95) 99146-9977/ 98121-4190 e 99131-81012.
A Seeri vai orientá-los como proceder para chegar à fronteira em segurança. Até o momento, pelo menos 20 pessoas que enfrentavam dificuldades na Venezuela, foram trazidas para o Brasil com o auxílio do Governo de Roraima.