Cotidiano

Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto

Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto

Pais de alunos do Município de Caracaraí, Centro-Sul de Roraima, procuraram a Folha para denunciar o encerramento antecipado das aulas de instituições públicas de educação infantil. De acordo com as reclamações, o último dia letivo ocorreu em 30 de novembro, 21 dias antes do que estava previsto no calendário escolar. O motivo seria a falta de merenda, transporte, produtos de higiene e limpeza. A secretaria Municipal de Educação de Caracaraí nega as acusações.

Um dos pais afirmou que a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Criança Feliz, Creche Municipal Pingo De Gente e Creche Natalina Teles Albuquerque de Aragão são as instituições que já encerraram o ano letivo. “Isso aconteceu por falta de merenda escolar, produtos de higiene e limpeza. Os funcionários dessas Instituições estão apenas cumprindo a carga horária, inclusive os professores”, acusou.

O pai Rildo Albuquerque pretende formalizar a denúncia junto ao Ministério Público de Roraima (MPRR) e solicitar a investigação. “O MP precisa investigar os recursos que são enviados pelo Governo Federal para o custeio do pagamento aos fornecedores da merenda e transporte escolar. Queremos saber por qual razão os alunos estão sendo dispensados antes de cumprirem a carga horária conforme planejado pelo conselho de educação, o que pode acarretar prejuízos ao aprendizado desses alunos. Este recurso não está sendo aplicado devidamente e requer a intervenção e fiscalização para realmente saber o que está ocorrendo”, disse.

PREFEITURA – Por telefone, a Folha conversou com o secretário de Educação de Caracaraí, Fernando Vieira. Segundo ele, o município possui 24 escolas, sendo duas creches, e nenhuma delas teve as aulas encerradas antes do prazo.

“As denúncias não procedem. Apenas as duas creches estão sem aulas atualmente e o motivo é o fim do ano letivo, como previsto. As escolas que ainda estão em aula passam por período de avaliação final dos alunos e semana que vem inicia o processo de ‘recuperação’. As creches não passam avaliações às crianças e por isso não estão mais em aulas. Tudo continua normalmente. Inclusive, algumas escolas vão terminar o ano letivo apenas no dia 21 de dezembro, por conta de readaptação no calendário escolar”, afirmou. A Folha solicitou ao secretário a cópia do calendário escolar das instituições que já estavam em período de férias e obteve resposta poucas horas depois. Vieira enviou fotos do calendário das Escolas Municipais Idelson Cortês e Criança Feliz. Em ambos os documentos o dia determinado para o encerramento do ano letivo era 21 de dezembro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.