Ministério da Saúde lançou uma versão digital do cartão SUS (do Sistema Único de Saúde). O aplicativo já está disponível para smartphones com sistema Android. Com o aplicativo, os usuários podem indicar se possuem alguma alergia, informar se fazem uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados.
O cartão funciona como documento de identificação para o usuário do SUS no ato do atendimento. Todas as pessoas devem se cadastrar, independentemente da idade, bairro de residência, inclusive beneficiários do Bolsa Família. Ainda que a pessoa possua algum plano privado de saúde, ela pode procurar um posto mais próximo de sua casa levando documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. E emissão do documento é gratuita.
Hoje, qualquer pessoa que solicita e utiliza os serviços nas unidades de saúde deve portar o documento. Conforme informações da Prefeitura de Boa Vista, o cartão deve ser apresentado junto com um documento com foto.
O secretário municipal de saúde, Rodrigo Jucá, destaca que este é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados nas unidades. “Com a utilização do cartão, é possível o acompanhamento da população em todos os contatos teve com os serviços de saúde público e privado. Isso possibilita ainda viabilizar o conhecimento dos problemas de saúde e as demandas por serviços”, explicou.
O uso do cartão permite atendimento mais ágil nas unidades, nos processos de agendamento de consultas, dispensação de medicamentos, consultas médicas e exames laboratoriais. “Os dados do usuário ficam disponíveis no sistema informatizado das unidades, permitindo que os profissionais de saúde possam prestar atenção continuada, buscando o histórico clínico do paciente no sistema para um atendimento qualificado”, explica o coordenador do Sistema de Informação em Saúde, Hilton Bergues.
É recomendado também que os usuários guardem a via impressa do cartão quando fizerem o primeiro cadastro. “O cartão do SUS deve ser guardado e apresentado junto ao documento de identidade com foto, sempre que for utilizar os serviços de saúde”, explicou o coordenador.
Fonte: Semuc/PMBV