Entretenimento

Exposição alerta para prevenção do câncer

Arte de mandalas é apresentada no HGR

A exposição Mandalas – Rodas da Vida, fruto do trabalho confeccionado por mulheres que participam do Grupo de Apoio Psicossocial da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), está chegando ao fim.

O material ficará exposto até o final deste mês no hall do HGR (Hospital Geral de Roraima).

A mostra iniciou com enfoque na campanha Outubro Rosa para alertar sobre a prevenção do câncer de mama e segue exposta no HGR durante o Novembro Azul. Aproximadamente 20 mulheres participam do grupo, criado em 2013 e coordenado pelos setores de Serviço Social e Psicologia da Unacon, com o objetivo de favorecer a autoestima das pacientes.

MANDALAS – As mandalas significam o ciclo da vida, o que é bastante representativo para os pacientes que lutam contra o câncer.

O tema escolhido é uma forma de chamar a atenção das pessoas para alguns cuidados, seja por meio de exames, consultas médicas, prática de atividades físicas, alimentação adequada, e, principalmente, o equilíbrio emocional, ideia que a mandala representa.

Segundo a psicóloga da Unacon, Nara Coqueiro, todos os anos o grupo realiza alguma ação relacionada ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul.

A exposição contou com o apoio do artista plástico Edinel Pereira, que ensinou as pacientes a confeccionarem as mandalas.

Ele destacou a importância da arte na recuperação dessas mulheres.

“A arte está presente em todos os momentos da nossa vida e é muito importante no tratamento das pacientes. Já estamos trabalhando agora na confecção de enfeites natalinos e o que dá para perceber é que as mulheres ficam mais felizes e radiantes”, disse.

UNACON – A Unacon funciona desde 2006 e é o único centro credenciado pelo Ministério da Saúde para o tratamento de pessoas com câncer em Roraima.

É uma unidade de referência que oferece os protocolos de tratamento mais modernos e atualizados do país, com um corpo clínico formado por 15 profissionais, entre nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos, odontólogos e enfermeiros, que trabalham para garantir um atendimento completo para os pacientes.

Com informações da Secom-RR