Cotidiano

RR tem a maior taxa de separação no país

A cada mil habitantes do Estado de Roraima, houve cerca de quatro pedidos de divórcio, conforme o IBGE

RR tem a maior taxa de separação no país RR tem a maior taxa de separação no país RR tem a maior taxa de separação no país RR tem a maior taxa de separação no país

O número de divórcios no país em 2015 caiu 3,6 % em relação ao ano anterior. A pesquisa Estatística do Registro Civil 2015, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou 328.960 divórcios concedidos em primeira instância ou por escrituras extrajudiciais no ano passado. Roraima foi o Estado com a maior taxa de separação do país, onde para cada mil habitantes, houve 3,78 divórcios.

Em 2015, foram 1.040 pedidos de divórcio em Roraima, sendo 700 consensuais e 340 não consensuais. Destes, 139 pedidos foram requeridos por homens e 201 por mulheres. Do total de 1.040 pedidos, 1.037 tiveram a sentença concedida e três pedidos foram negados. Não houve nenhum registro de não declaração. A pesquisa também não relata as causas da separação.

No que diz respeito ao tipo de família, dos 1.037 pedidos autorizados, a maioria dos casais tinha filhos menores de idade, representando cerca de 45% do total.

Em seguida, foram registrados os casais que não tinham filhos (29,02%), os que tinham filhos maiores de idade (20,05%) e os que tinham filhos maiores e menores de idade (7,23%).

Ainda em relação aos pedidos concedidos, a pesquisa registrou que a maioria dos homens e mulheres que realizam o requerimento tinha de 30 a 34 anos.

Conforme o resultado, a maior parcela dos homens que realizaram os pedidos tinha de 30 a 44 anos, enquanto a das mulheres era de 25 aos 39 anos. Em uma média geral, os homens se divorciaram com 43 anos e as mulheres com 40 anos.

Por tempo transcorrido entre as datas do casamento e da sentença, dos 1.037 pedidos concedidos, 256 foram identificados na pesquisa dentro do período de 20 anos ou mais, correspondendo a quase 25% do total, seguido por 201 pedidos entre um a dois anos (19,38) e 128 casos entre 10 a 14 anos (12,34%). No Brasil, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio foi de 15 anos, conforme o IBGE.

PESQUISA – Segundo o IBGE, as Estatísticas do Registro Civil reúnem informações sobre os nascidos vivos, casamentos, óbitos e óbitos fetais informados pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, assim como os divórcios declarados pelas Varas de Família, Foros, Varas Cíveis e Tabelionatos de Notas.

Os resultados são considerados importantes instrumentos para o acompanhamento da evolução da população brasileira, inclusive nos períodos em que as estatísticas vitais se tornam indispensáveis para estudos demográficos mais aprofundados. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.