A Igreja Católica em Roraima dará posse, neste domingo, 18, ao novo bispo Mário Antônio da Silva, como titular da Diocese do Estado.
Dom Mário Antônio será o nono bispo a comandar a Igreja Católica em Roraima. Anteriormente, ele atuava como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
No dia 22 de junho de 2016, o Papa Francisco optou pela transferência, fazendo-o sucessor de dom Roque Paloschi, que em dezembro de 2015 foi transferido para a Arquidiocese de Rondônia.
O novo bispo chegará à Boa Vista neste sábado, em um voo comercial às 13h30min, onde será recepcionado pela comunidade católica.
Uma carreata seguirá para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de Boa Vista, onde dom Mário e os demais bispos participarão de um momento de oração.
Este ato será transmitido pela Rádio Monte Roraima FM.
A posse será no domingo (17), com uma missa campal em frente à Catedral Cristo Redentor, na Praça do Centro Cívico, no Centro de Boa Vista (RR).
A missa está prevista para começar às 17h. Para esse momento de festa da igreja, são aguardadas caravanas do interior do Estado, Amazonas, Paraná e dos países vizinhos, Venezuela e Guiana.
Histórico – Dom Mário Antônio da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1966, em Itararé, São Paulo (SP). Filho de Francisco Lucídio da Silva e Maria Célia de Souza e Silva, foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1991.
Em 21 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado padre em Sengés, no Estado do Paraná, por dom Conrado Walter.
Foi ordenado Bispo na Catedral Diocesana de Jacarezinho, em 20 de agosto de 2010, em celebração presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel. Dom Mário tomou posse em Manaus no dia 12 de setembro do mesmo ano.
Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália, e tem como lema episcopal “Testemunhar e Servir”.