Pelo quinto ano consecutivo, a Rede Municipal de Ensino de Boa Vista superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Boa Vista obteve a nota 5,5 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta para 2015 (5,3) e a meta nacional (5,2). As notas foram divulgadas no último dia 8 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O resultado apontou que, das 36 escolas municipais participantes da Prova Brasil (instrumento de avaliação do Ideb) em 2015, 24 atingiram ou ultrapassaram a meta projetada para o ano e algumas já a superaram, inclusive, a meta para 2021. É o caso das escolas municipais Pequeno Príncipe e Centenário de Boa Vista, que com as notas 6,0 e 6,7, respectivamente, superaram as metas 5,9 e 6,6 projetadas para 2021.
A gestora da Escola Municipal Pequeno Príncipe, Sandra Aniceto, comemorou o resultado. “É uma alegria saber que os nossos esforços geraram bons frutos. O processo de alfabetização é sempre um desafio nos anos iniciais e estamos a cada ano superando as nossas expectativas”, disse.
Além da Pequeno Príncipe e Centenário, outras seis escolas municipais atingiram nota 6. São elas: Dalício Faria Filho (6,0), Maria Teresa de Sousa Maciel (6,2), Cunhatã Curumim (6.4), Vovó Júlia (6.3), Martinha Thury (6,0) e Francisco de Souza Bríglia (6,0).
A secretária municipal de Educação, Lucivane Freitas, ressaltou que os investimentos na educação municipal estão surtindo o efeito esperado. “O resultado do Ideb 2015 superou as expectativas do município, mas não nos causou surpresa porque o nosso trabalho é pautado com muita responsabilidade, disciplina e foco. O nosso objetivo principal é garantir que as crianças saiam, de fato, alfabetizadas deste primeiro ciclo escolar”, frisou.
Nos últimos três anos, a Prefeitura de Boa Vista reforçou os investimentos na Rede Municipal de Educação. Reformou e ampliou escolas e construiu novas creches, além disso, uniu todos os elementos que garantem um ensino de qualidade. Os estudantes contam com merenda equilibrada, professores capacitados, reforço escolar e a tecnologia a favor do ensino.
MÉTODO – O Ideb é o resultado da Prova Brasil, realizada de dois em dois anos com alunos das redes públicas e particulares. A avaliação é feita com alunos das séries do 4º, 5º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.
Com o Ideb, cada escola brasileira de Ensino Fundamental e Médio obtém uma nota e uma meta já projetada pelo Mec. O resultado sempre é divulgado no ano seguinte ao da aplicação da Prova Brasil. Em 2015, 50 mil escolas e 4,5 milhões de alunos foram avaliados em todo o País.
Para calcular o indicador da qualidade do ensino, o governo combina informações de desempenho dos estudantes em exames padronizados em todo o País, a Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar, ou seja, número de alunos aprovados. A Prova Brasil avalia os conhecimentos dos estudantes em matemática e português.
Colégio Militar Estadual obtém melhor nota da rede estadual no Ideb
O Colégio Militar Estadual Coronel Derly Luiz Viera Borges obteve a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as escolas estaduais. Com apenas quatro anos de fundação, esta é a primeira vez que a instituição foi avaliada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O CME obteve nota 7,0, sendo a unidade da rede estadual com melhor desempenho do Estado, ficando acima da média nacional, que é de 5,5, e igualando-se as notas às dos colégios militares de Goiás e Minas Gerais.
Segundo diretor do CME, tenente-coronel Evandro Dias, o resultado do Ideb é a somatória do esforço conjunto da equipe gestora, pais e alunos. “É uma satisfação para todos poder ver os resultados do trabalho, empenho e dedicação. Esta nota coloca nosso colégio em igualdade com diversos Colégios Militares em nível de Brasil, aumenta a nossa responsabilidade e nos motiva a incentivar nossos alunos a manter esse ritmo, buscando sempre a melhoria da educação no Estado”, comentou.
A gestora de ensino da unidade, Rozmeri Binsfeld, comentou que o colégio segue uma rotina de disciplina que contribui para bons resultados. “Todas as pessoas que trabalham no colégio têm um único objetivo, que é ‘o saber do aluno’. Isso mostra o comprometimento com o ensino oferecido no CME. Toda metodologia utilizada tem por objetivo estimular o aluno a aprender mais, oferecendo sempre o melhor e incentivando principalmente o acompanhamento dos pais nas rotinas de educação deles”, afirmou.