Cotidiano

RR é o segundo Estado no Brasil em casos de suícidio

Durante todo o mês de setembro o TCERR fará um trabalho de divulgação e sensibilização sobre a importância da prevenção ao suicídio

Em Roraima, o número de suicídios subiu 40% durante os dez primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o Centro de Qualidade de Vida da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Estado está em segundo lugar no ranking de morte por suicídio no Brasil, atrás somente do Rio Grande do Sul.

Sensibilizado com o problema, o Tribunal de Contas de Roraima (TCERR) aderiu à campanha Setembro Amarelo, um movimento que ocorre em todo o país sobre a importância da prevenção ao suicídio

Durante todo o mês de setembro o TCERR fará um trabalho de divulgação e sensibilização entre os servidores sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Organizada pelo Núcleo de Avaliação de Desempenho e Qualidade de Vida do TCERR, a campanha irá distribuir folders para os servidores alertando sobre o problema, como detectar indícios que podem levar uma pessoa ao suicídio e o que fazer para ajudar a evitar.

Segundo a chefe do Núcleo, Anny Karoline Peixoto, o Setembro Amarelo é realizado há alguns anos e estimulado por entidades médicas e pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio.

“O objetivo do TCERR é chamar a atenção dos servidores e da sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde pública e que pode ser evitado, valorizando a vida”, destacou. No site do TCERR também será disponibilizado a partir de segunda-feira, material para sensibilização do público.

ALERTA – No país são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer, conforme dados do Centro de Valorização da Vida (CVV). A entidade foi quem iniciou a campanha em 2014 no Brasil em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos poderiam ser evitados, buscando-se ajuda e prestando atenção aos primeiros sinais emitidos por quem está à sua volta. É necessário conhecer para prevenir.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.