O Subcomitê Gestor da Rede Estadual para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios do Estado de Roraima (SUBCGREDESIM/RR) em parceria com o Sebrae Roraima, promove nesta quarta-feira (31), a apresentação dos avanços obtidos em Roraima com a implantação do programa de desburocratização de abertura de empresas REDESIMPLES.
Este é o segundo encontro promovido por ambos os grupos, que pretendem avaliar os avanços obtidos e atualizar representantes das instituições parceiras. As atividades serão desenvolvidas das 9h às 12h, no Auditório do Sebrae, localizado na avenida Major Williams, no bairro São Pedro, zona Leste da capital.
Segundo a superintendente do Sebrae em Roraima, Luciana Surita, o evento é totalmente direcionado aos representantes das instituições que compõe o Subcomitê.
“A implementação da REDESIMPLES em Roraima representa uma conquista para os empreendedores locais. Esse sistema promove a integração de informações e de procedimentos entre os órgãos envolvidos no trabalho de acompanhamento e fiscalização das atividades empresariais, agilizando o atendimento de muitas demandas. Isso é fundamental para que a burocracia deixe de ser um obstáculo à formalização e, consequentemente, ao desenvolvimento econômico brasileiro”, explicou.
A programação contará ainda com a participação dos consultores do Sebrae Nacional, Túlio Silveira e Marcelo Silva que irão falar sobre o Licenciamento e fortalecimento dos órgãos envolvidos na Rede e sobre os Desafios da REDESIMPLES em Roraima.
“A ideia é compartilhar informações e também, manter atualizados os profissionais que fazem parte desse grande esforço em favor do empreendedorismo. Este encontro será um momento de integração, de troca de informações e de aprendizado”, disse Núbia Ribeiro, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae em Roraima.
SOBRE A REDESIMPLES
Com o funcionamento da REDESIMPLES, os procedimentos de abertura, alteração ou baixa de empresas serão feitos de maneira digital, integrando todos os órgãos envolvidos.
Além de reduzir a utilização de papel e o impacto ao meio ambiente, o novo sistema também reduz o tempo de espera para a formalização do negócio. Antes, a média local era de 83 dias para abrir uma empresa. Agora, o prazo gira em torno de cinco dias.
A REDESIMPLES é coordenada pela Junta Comercial, local onde o empreendedor inicia o processo de registro da empresa. A implantação do sistema conta com a participação da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, do Sebrae Nacional e Roraima, Governo de Roraima, , Prefeitura Municipal, Órgãos Federais e entidades de classe empresarial e órgãos municipais.
PROGRAMAÇÃO
09 Horas – Aberturado Encontro
09h30min – Apresentação: Cadastro Municipal e a REDESIMPLES – Aline Lopes e Luiz Carlos Monteiro (PMBV)
10 Horas – Palestra: Desafios da REDESIMPLES em Roraima – Marcelo Silva (Consultor do SEBRAE/NA)
11 Horas – Palestra: Licenciamento e fortalecimento dos órgãos envolvidos – Túlio Silveira (Consultor do SEBRAE/NA)
11h30min – Apresentação: Cenário atual e perspectivas da REDESIMPLES em Roraima – Ifrahin Lopéz (JUCERR)
Com informações do Sebrae Roraima.