Polícia

Presos que mataram gato dentro da Penitenciária são identificados

Em vídeo, detentos afirmam que vão comer animal por que estão passando fome dentro da Penitenciária Agrícola

Na tarde de ontem, 28, policiais identificaram três presos suspeitos de matar um gato dentro da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo. Após despelar e cortar o animal, os detentos comeram a carne do gato em protesto à situação do sistema prisional.

Conforme informações da Central de Flagrantes do 5º Distrito de Polícia, para onde os acusados foram levados, os participantes do fato foram Edinilson Silva, Elissandro Batista e Daniel Batista. Eles foram identificados por meio de um vídeo, em que aparecem matando o animal, que foi compartilhado em redes sociais na noite de sábado, 27.

No vídeo, o preso, que tira a pele e corta partes do felino, reclama que está passando fome e necessidades, justificando a morte do animal para consumo. “Nós não queremos regalias não. Só queremos que nossos direitos, que estão na Lei de Execuções Penais (LEP), sejam cumpridos”, disse.

Conforme a polícia, os detentos devem responder por crime ambiental, mas não souberam dizer qual dos três foi quem tirou a vida do animal e quem fez o vídeo. Conforme nota enviada pela Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), foi possível identificar os presos que praticaram o crime através das tatuagens que aparecem nas imagens da filmagem.

A nota ainda salienta que “não há falta de alimentação para os presos”. “Eles estavam se negando a comer porque queriam ficar soltos nas celas, sendo que a Lei de Execuções Penais prevê que o regime deles, semiaberto e fechado, deve ser cumprido nas celas e com horários delimitados de banho de sol”.

Informou ainda que, desde a manhã de ontem, as atividades na PAMC estão normalizadas. “Os reeducandos tomaram café, almoçaram e fizeram a limpeza da unidade”, ressaltou. (T.C)