Cotidiano

CIEE atende 1,2 mil adolescentes e jovens em estágio e aprendizagem

São 1.282 adolescentes e jovens que estão desenvolvendo atividades profissionais em Roraima por meio dos programas de inserção no mercado de trabalho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). No programa de Estágio são 902 estudantes com idade a partir de 16 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em cursos técnicos ou superior, e que estão se desenvolvendo profissionalmente em empresas privadas, de economia mista ou em órgãos públicos.

O período de estágio varia de seis meses a dois anos, é baseado na Lei de estágio 11.788/08, e atua no desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional, objetivando o crescimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Já o programa Aprendiz Legal baseia-se na lei 10.097/00, “Lei da Aprendizagem”. No Estado, o programa atende 380 aprendizes na faixa etária de 14 a 24 anos, que atuam nas empresas e participam de cursos ofertados em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Nessa modalidade, o jovem pode ter concluído o ensino médio.

Segundo a supervisora da unidade do CIEE em Roraima, Leidiane Farias Pontes, o valor das bolsas para estágios não é especificado. No programa de Aprendizagem, o jovem possui carteira assinada, cumpre com os encargos sociais e trabalhistas e recebe meio salário mínimo, mais benefícios, como vale transporte. Ela explicou que algumas empresas não estabelecem perfil para contratação do jovem. Em outras situações, o encaminhamento é feito de acordo com os critérios exigidos.  

Leidiane lembrou a importância social que as empresas possuem quando contratam um jovem, oferecendo oportunidades para muitos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, principalmente para aqueles que são vítimas do trabalho infantil. “É uma contribuição social que as empresas fazem na vida dos jovens, tanto no âmbito familiar como estudantil e, principalmente, profissional”.  

Para participar dos programas o jovem pode realizar o cadastro via internet, acessando o site www.ciee.org.br, ou comparecendo pessoalmente na sede do CIEE em Boa Vista, situada na rua Cecília Brasil, 1055 B, Centro. O CIEE é uma das maiores organizações para intermédio do jovem brasileiro no mercado de trabalho por meio de treinamentos, programas de estágio e aprendizado. Está presente em todo o Brasil e atua como uma associação filantrópica de direito privado e de utilidade pública, sem fins lucrativos.  

“Muitos jovens estão em vulnerabilidade social. Uma destas vulnerabilidades é o trabalho infantil. Nós temos casos em que jovens estavam no trabalho infantil, tiveram a oportunidade de conseguir uma vaga no Aprendiz Legal e saíram da ilegalidade. A aprendizagem tem sido uma das principais maneiras de erradicar este tipo de trabalho ilegal”, disse Leidiane Farias. 

[seox_disqus_chat]
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.