O movimento cultural Roraimeira marca a identidade das pessoas que nasceram ou escolheram Roraima para morar. Repleto de manifestações culturais ligadas à arte indígena, influência da cultura caribenha e dos imigrantes que aqui chegaram, o movimento faz parte da cultura e história do estado.
O ano de 1984 marcou o lançamento da música ‘Roraimeira’, ao participar de um festival musical em homenagem a cidade de Boa Vista, a música acabou se tornando hino informal de Roraima, e todos os artistas da época o adotaram como símbolo do movimento.
Para comemorar o aniversário de trinta anos do movimento e o dia nacional da Cultura, será realizado um show especial que reúne três dos grandes nomes desse movimento. Sobem ao palco, Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto. O evento é uma iniciativa do Selo Ajuri Cultural, criado pela Fundação Ajuri com o objetivo de criar um novo espaço para a cultura.
O Roraimeira é um show de regionalismo, composto de um repertório singular, que ressalta as belezas naturais de Roraima. Segundo o diretor executivo da Fundação Ajuri, Rafael Oliveira a apresentação no Teatro do CAF, na UFRR, trará uma concepção estética na decoração do palco que ressaltará os elementos tradicionais presentes no movimento.
Ele explica que a proposta é comemorar o surgimento de um movimento cultural que vem inspirando gerações de artistas até os dias de hoje. “Vamos festejar a história e a cultura roraimense, genuinamente plural, entre cifras, poesias e histórias. Convidamos todos para prestigiar esse importante momento da música de nosso Estado” Ressaltou Rafael.
O show acontece na próxima quarta-feira (05) às 20h, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima. Um pouco da história de cada um:
ZECA PRETO
Começou cantando em programas de auditório, aos quatro anos de idade, nasceu em Boa Vista, é cantor, compositor e poeta e um dos articuladores culturais da cena artística de Roraima, na década de 80 iniciou um trabalho mais profissional e desde então gravou diversos discos independentes. Em 2000, apresentou-se no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, juntamente com Eliakim Rufino e Zeca Preto na série “Cantares Amazônicos.”
Serviço Show Roraimeira Organização: Selo Ajuri Cultural Data: 05 de Novembro Local: CAF Hora: 20 horas Entrada Franca
Cultura
Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira
O show acontece na próxima quarta-feira (05) às 20h, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima
Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira
Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira
Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira
Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira