Moradores do Interior do Estado devem receber nos próximos dias a visita de representantes da empresa Qualitest Ciência Tecnologia Ltda. ME, responsável pela pesquisa do IASC 2016 (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor).
Os consumidores poderão avaliar os serviços prestados pela Cerr (Companhia Energética de Roraima), concessionária que distribui e comercializa energia elétrica para o interior do Estado.
A pesquisa segue até o dia 17 de setembro, em oito municípios sorteados.
Serão aplicados questionários sobre indicadores de qualidade percebida que abrange informações ao cliente, acesso a empresa e confiabilidade no serviço, outros itens que serão avaliados são relacionados a valor percebido (relação custo-benefício), satisfação, confiança no fornecedor e fidelidade.
As informações serão coletadas em 200 questionários distribuídos nas casas dos moradores dos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, Mucajai, Pacaraima, São João da Baliza, São Luiz, Caroebe e Amajari.
“A pesquisa ocorre anualmente e serve como medidor de satisfação do consumidor. Estimula a empresa a melhorar a qualidade do serviço porque são avaliados diversos itens.
Com base nessas informações coletadas pela pesquisa, possibilita que a Cerr reformule estratégias de atuação, mapeie os pontos com deficiência e atue de forma mais efetiva na solução de problemas”, disse o gerente do Departamento de Assuntos Institucionais e Relacionamento com o Mercado, Ubiratan Costa.
Segundo ele, os pontos positivos serão aprimorar e os negativos revertidos para adequar a uma prestação de serviço com qualidade e continuidade aos nossos consumidores.
“É importante a opinião dos consumidores dos municípios sorteados”, complementou.
O consumidor pode buscar informações quanto à veracidade da aplicação dos questionários no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, link Espaço do Consumidor/ Como está sua distribuidora?/índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC)/ Pesquisa em andamento.
A PESQUISA
O IASC é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no Território Nacional. Em todo País são realizadas cerca de 25 mil entrevistas.
As empresas mais bem avaliadas pelos consumidores recebem troféu, certificado e o selo IASC, que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional. Os resultados do IASC são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização.