Cotidiano

Correios continuam entregando encomendas com atraso em BV

Consumidores reclamam do atraso na entrega de encomendas; Uma denunciante esperou por mais de dois meses um produto

Em razão das inúmeras reclamações de clientes da Agência dos Correios de Boa Vista, a função de distribuição de encomendas e cartas foi vinculada à região operacional de Manaus (AM), conforme noticiado pela Folha no mês passado. Contudo, a medida que deveria desafogar a entrega das correspondências atrasadas continua causando aborrecimento e frustação à população da capital.

O estudante universitário Hiago Sena comprou livros no início do mês de junho que deveriam ter sido entregues até o dia 21 de junho, via Prática Acessível e Confiável (PAC). Duas semanas após a data prevista e sem ter recebido os produtos, o estudante se dirigiu ao Depósito de Encomendas dos Correios, no bairro São Vicente, zona Sul, a fim de receber notícias.

“Foi meia hora só para eu ser atendido e descobrir que meus livros estavam lá. Depois de saber, tive que esperar uma hora e meia para eles encontrarem a encomenda. Até hoje, de acordo com o rastreamento online, o objeto está com a situação de ‘aguardando retirada’”, relatou.

Além do estudante, outros clientes também passaram pela situação com entrega via PAC. Para Tatiane Rossi, a motivação de procurar a Folha para relatar seu caso ocorreu após tentar, por vezes, contatar a agência e não obter nenhum retorno. Após fazer uma compra pela internet, foi comunicada no dia seguinte da compra que a entrega seria via PAC. Como de costume, ela acompanhou pelo site a movimentação e recebeu a data prevista para recebimento no Centro de Distribuição da capital.

“Conversei com o rapaz que entregou outra encomenda na minha casa e ele me disse que eu deveria esquecer, porque havia mais de cinco mil encomendas via PAC paradas há mais de 60 dias. Eu disse que precisava do pacote e ele me disse que não estavam entregando PAC, só Sedex”, relatou.

Após o diálogo, Tatiane Rossi entrou em contato com a loja onde efetuou a compra e, considerando que já havia passado mais de 40 dias, a loja acionou os Correios e pediu um prazo para retorno. Durante este tempo também entrou no site dos Correios e fez uma solicitação, na qual a agência pede cinco dias para responder, mas não houve resposta. Dez dias depois foi enviada uma resposta informando que não havia solução, enquanto isso, responderam à loja que o produto havia sido extraviado.

Após a notificação, a loja entrou em contato com Tatiane comunicando que enviariam o produto novamente, a cliente então pediu que não enviassem pelos Correios e o produto foi enviado por transportadora. Tatiane Rossi também tinha um Sedex que estava nos Correios. Depois de ter sido informada que tinha saído para entrega, ela foi informada que não tinha sido possível fazer a entrega e então se dirigiu ao depósito.

“Fui até lá ontem, porque precisava com urgência do meu Sedex, e descobri que o PAC que tinha sido dado como extraviado estava lá, esperando para um dia ser entregue. O prédio não tem identificação nenhuma e se você ficar lá uns vinte minutos vai ver que todo mundo está falando a mesma coisa. Ninguém recebe correspondência e isso é uma falta de respeito, porque a gente paga para ter esse serviço, e não é pouco. O frete para Boa Vista é alto, principalmente para quem veio de outro lugar”, frisou.

Conforme relato, do dia que o PAC foi postado até Tatiane ir, acidentalmente, pegar outro pacote e descobrir que ele estava lá, passaram 65 dias. “Por ser uma empresa pública, deveria pelo menos ter consideração de fazer um comunicado ou nos permitir ter mais acesso às informações que eles movimentam. Colocar no site que precisamos retirar porque eles não vão entregar, facilita”.

OUTROS PROBLEMAS – Além da entrega, só tem uma pessoa para atender a população e retirar os produtos, segundo informações de Tatiane Rossi. “É um absurdo você ficar horas em uma fila para saber se o pacote está realmente lá ou foi extraviado. A ouvidoria dos Correios não aceita reclamação, já tentei e não obtenho sucesso, porque por bem ou mal meu problema está resolvido agora”, disse.

OUTRO LADO – Os Correios esclarecem, por nota, que os atrasos na entrega de encomendas se deram em virtude de problemas relacionados à frota, o que gerou um acúmulo de objetos no Centro de Entrega de Encomendas (CEE) Boa Vista, responsável pela distribuição em todo o Estado e que o processo de regularização da frota está em fase de finalização, tendo a previsão de que as entregas estarão normalizadas até o final de agosto.

“Para minimizar os transtornos à população e garantir a prestação dos serviços, os Correios têm realizado diversas ações como redistribuição da carga, serviço extraordinário, trabalho aos finais de semana e mutirões. A empresa permanece à disposição da população pelo Fale com os Correios, no www.correios.com.br ou pelo telefone 0800 725 0100. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 14h”, informou. (A.G.G)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.