A população do bairro Caranã e adjacências que precisa de atendimentos médicos especializados já tem destino certo neste sábado, 16, a Caravana do Povo, que será realizada na sede do Rede Cidadania Melhor Idade, para atender à comunidade local. A expectativa é que sejam atendidas 1.250 pessoas.
Os atendimentos serão realizados das 9h às 16h, na rua Cabo PM Lawrence de Melo, 259, bairro Caranã. Não precisa agendar a consulta antes; basta chegar e ser atendido. Além das consultas, uma série de exames importantes para fechar o diagnóstico serão feitos lá mesmo, ou seja, boa parte da população já sairá de local com o diagnóstico fechado e, em muitos casos, com medicamento nas mãos.
Ao todo, serão levados 14 médicos que realizarão atendimentos de ginecologia, com ultrassom, dois cardiologistas, que realizarão exames de eletrocardiograma e ecocardiograma; um otorrinolaringologista; três oftalmologistas, dois ultrassonografistas abdominais, um urologista, um neurologista, um dermatologista e um pediatra.
“A maior facilidade é que a população não precisa marcar as consultas antes. A população é atendida no seu próprio bairro e já sai com exame e medicamento em mãos, o que ajuda a diminuir a demanda nos hospitais”, pontuou o diretor do DPSI (Departamento de Políticas de Saúde Itinerante) da Sesau, Francisco Monteiro.
De acordo com as prescrições dos médicos, a população já terá acesso aos medicamentos por meio da Farmácia do Povo, disponível no local. A caravana também levará serviços de enfermagem para a coleta de sangue para o exame PSA (próstata), além da aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros.
CARAVANA – A Caravana do Povo envolve 27 secretarias e outros órgãos do Governo do Estado com a oferta de diversos serviços nas áreas de saúde e cidadania. Somente na área de Saúde, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos. O maior número de atendimentos foi feito pelos ginecologistas e urologistas. Exames especializados como ecocardiograma e ultrassonografia, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia também estão entre os serviços mais procurados pela população.