De acordo com denúncia feita por um leitor da Folha, os telefones emergenciais para solicitação de serviços policiais e de saúde não estariam funcionando em diversos pontos do interior do Estado. As localidades atingidas seriam os municípios de Bonfim, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe e as Vilas de Nova Colina, Equador e Jundiá, no Sul do Estado.
Conforme a fonte, quando o morador tenta fazer a ligação para os números do 190 (Polícia Militar), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros), as ligações não completam e, em alguns casos, como do município de Rorainópolis, as chamadas são transferidas para outro local, como em Caracaraí.
A denúncia diz ainda que o motivo da ausência de funcionamento seria a falta de pagamento do serviço pelo Governo do Estado à empresa Oi – Telemar Norte Leste S/A, responsável pelas operações das linhas telefônicas nos municípios.
Com a falta do custeamento do serviço, a população estaria se sentindo “ilhada” por não ter a quem recorrer em um momento de necessidade, no caso de um acidente de trânsito, em que a vítima tiver que ser transportada para o hospital mais próximo, por exemplo. O denunciante disse ainda que a situação fica mais difícil para as vilas de Nova Colina e Jundiá, localizadas no Sul do Estado, pois “o destacamento fica fixo em Rorainópolis”.
Governo nega atraso de pagamento e culpa problema técnico
Acionado pela Folha, o Governo do Estado negou a falta de pagamento para a empresa de telecomunicações Oi e informou que os telefones de emergência estavam apenas passando por um problema técnico.
“A Polícia Militar de Roraima informa que o telefone de emergência 190 dos municípios de Bonfim, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis apresentaram problemas técnicos. Porém, a empresa de telefonia responsável pelo serviço já foi informada e enviou o suporte técnico a estes locais para que o número seja reativado nas próximas horas”, informou por meio de nota.
O Governo esclareceu ainda que as vilas Equador e Jundiá não dispõem do número de emergência 190, estando sob jurisdição da Companhia de Rorainópolis. Até que a situação seja normalizada, os usuários podem entrar em contato com a Polícia Militar sempre que houver necessidade por meio de outros telefones: em Bonfim, 98404- 3639 e 99123-6239; São Luiz, 99967-5406; Baliza, 98805-4862; Caroebe, 98803-1198; e Rorainópolis, 3238-1190.
Já a assessoria de comunicação da Oi informou, por meio de nota, que a rede da companhia funcionou normalmente ontem, 15. Acrescentou que não comenta informações contratuais de clientes. (P.C.)