Cotidiano

Moradores denunciam pane em telefones emergenciais

População não consegue contatar serviços policiais e de emergência nas localidades em pelo menos cinco municípios do interior

De acordo com denúncia feita por um leitor da Folha, os telefones emergenciais para solicitação de serviços policiais e de saúde não estariam funcionando em diversos pontos do interior do Estado. As localidades atingidas seriam os municípios de Bonfim, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe e as Vilas de Nova Colina, Equador e Jundiá, no Sul do Estado.

Conforme a fonte, quando o morador tenta fazer a ligação para os números do 190 (Polícia Militar), 192 (Samu) e 193 (Corpo de Bombeiros), as ligações não completam e, em alguns casos, como do município de Rorainópolis, as chamadas são transferidas para outro local, como em Caracaraí.

A denúncia diz ainda que o motivo da ausência de funcionamento seria a falta de pagamento do serviço pelo Governo do Estado à empresa Oi – Telemar Norte Leste S/A, responsável pelas operações das linhas telefônicas nos municípios.

Com a falta do custeamento do serviço, a população estaria se sentindo “ilhada” por não ter a quem recorrer em um momento de necessidade, no caso de um acidente de trânsito, em que a vítima tiver que ser transportada para o hospital mais próximo, por exemplo. O denunciante disse ainda que a situação fica mais difícil para as vilas de Nova Colina e Jundiá, localizadas no Sul do Estado, pois “o destacamento fica fixo em Rorainópolis”.

Governo nega atraso de pagamento e culpa problema técnico

Acionado pela Folha, o Governo do Estado negou a falta de pagamento para a empresa de telecomunicações Oi e informou que os telefones de emergência estavam apenas passando por um problema técnico.

“A Polícia Militar de Roraima informa que o telefone de emergência 190 dos municípios de Bonfim, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis apresentaram problemas técnicos. Porém, a empresa de telefonia responsável pelo serviço já foi informada e enviou o suporte técnico a estes locais para que o número seja reativado nas próximas horas”, informou por meio de nota.

O Governo esclareceu ainda que as vilas Equador e Jundiá não dispõem do número de emergência 190, estando sob jurisdição da Companhia de Rorainópolis. Até que a situação seja normalizada, os usuários podem entrar em contato com a Polícia Militar sempre que houver necessidade por meio de outros telefones: em Bonfim, 98404- 3639 e 99123-6239; São Luiz, 99967-5406; Baliza, 98805-4862; Caroebe, 98803-1198; e Rorainópolis, 3238-1190.

Já a assessoria de comunicação da Oi informou, por meio de nota, que a rede da companhia funcionou normalmente ontem, 15. Acrescentou que não comenta informações contratuais de clientes. (P.C.)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.