Moradores e motoristas reclamaram dos transtornos causados com buracos e lamas decorrentes da falta de asfalto na rua Raimundo Filgueiras, bairro Buritis, Zona Oeste de Boa Vista, onde foram feitas obras de drenagem há cerca de seis meses e, desde então, não foi realizado o asfaltamento. A rua cruza a Avenida Manoel Felipe, onde há uma depressão, também ocasionada pelas obras inacabadas. Segundo denunciantes, tem causado diversos acidentes de trânsito.
A depressão está causando a cedência de parte do asfalto da Avenida Manoel Felipe. “Essa diminuição da superfície da via tem ocasionado graves acidentes, quase que diariamente. Outro dia um motoqueiro se chocou na traseira de outra moto que estava sendo conduzida por uma mulher grávida, que caiu, se machucou e passou muito mal”, disse o gerente de um posto de lavagem de automóveis, Ícaro César Aguiar Valle, 26, ao informar que foi enviado um e-mail à Prefeitura de Boa Vista relatando os riscos e solicitando soluções.
“Depois que enviamos o e-mail, foi instalada sinalização para alertar aos motoristas sobre o declive, mesmo assim não resolveu muito”, comentou, ao dizer que a rua enlameada em frente ao posto de lavagem tem afastado a clientela. “A rua tem que ser asfaltada, porque além de ser um direito da população, as pessoas querem lavar os carros onde não possui lama”, considerou.
O aposentado e autônomo Elizeu Santos, 73, lamentou pela obra ainda não ter sido concluída. “Com isso, nós moradores temos que andar no meio desse lamaçal. Faz uns sete meses que arrancaram o asfalto para obras de drenagem e até agora nada de melhorias na rua”, reclamou o aposentado.
Já um motorista, que preferiu o anonimato, falou do declive na Avenida Manoel Felipe, esquina com a Rua Raimundo Filgueiras. Segundo o motorista, não houve sinalização para o declive por muito tempo. “De repente, éramos surpreendidos por esse rebaixamento na pista. Atualmente, os riscos com acidentes ainda são altos. É um transtorno que prejudica o trânsito de veículos pelo local”, frisou.
PREFEITURA – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a empresa responsável pela obra já foi notificada pelo atraso na conclusão dos serviços. “A prefeitura reforça ainda que a recomposição asfáltica já está programada para ser concluída após o período de chuvas. Com relação ao declive na Avenida Manoel Felipe, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo enviará uma equipe para verificar a situação no local para que, posteriormente, possa tomar as providências cabíveis”, diz a nota. (A.D)
Moradores do Nova Cidade enfrentam o mesmo problema
No bairro Nova Cidade, também na Zona Oeste de Boa Vista, a reclamação é semelhante a dos moradores do bairro Asa Branca. Quem mora na rua Recife está insatisfeito com as ações da Prefeitura de Boa Vista, que retirou o asfalto da via para realizar uma obra de drenagem e, após três anos, não finalizou o processo. Conforme os moradores da região, a rua se tornou intransitável e tem colocado em risco a vida da população.
O estudante Elvis Rodrigues, que reside na rua, disse que o asfalto foi retirado pelo próprio poder público, mas não houve reposição. “Há cerca de três anos, a Prefeitura quebrou o asfalto antigo para fazer a obra de drenagem. No entanto, o processo ainda não foi concluído e, infelizmente, o asfalto não foi recolocado”, comentou.
Rodrigues disse ainda que, há pouco tempo, um cidadão sofreu um acidente por conta do estado da via. “Um senhor estava conduzindo uma moto e, de repente, caiu ao passar por um dos buracos. Por isso, principalmente no período chuvoso, muitas pessoas evitam passar por aqui”, frisou o estudante. “Pedimos aos responsáveis que asfaltem novamente a via, pois estamos tendo danos e sendo prejudicados por conta disso”, complementou.
A funcionária pública Lucila Santina, que também reside no local, disse que as poças de lama dificultam até para quem precisa sair de casa. “Nesse inverno a rua se tornou intransitável. Após a obra inacabada, não foi feita a recomposição do asfalto. O acúmulo de água, além de contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, por exemplo, também prejudica o acesso às casas”, afirmou.
De acordo com a denunciante, o poder público deveria tomar providências. “Quando chove aqui fica um lameiro, é uma situação insuportável para toda a comunidade da região. Além disso, no período seco, a poeira se torna o nosso grande problema. Seria interessante que a Prefeitura refizesse o asfalto, pois já faz anos que quebraram tudo por aqui”, concluiu.
OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que os serviços da obra citada fazem parte de uma estrutura de drenagem, que ainda não foram concluídos devido à falta de repasse de recursos do Governo Federal. Já em relação à previsão para conclusão e asfaltamento da via, a Prefeitura não se pronunciou. (B.B)