Entretenimento

Conheça curiosidades sobre a Tocha, que irá passar por Boa Vista

O início da largada na área urbana da cidade será na Praça das Águas, no próximo sábado (18)

Você sabia que a Tocha Olímpica apaga? Sim, essa é uma das curiosidades que cercam o símbolo dos jogos olímpicos. Apesar de projetada para ser o melhor isqueiro do mundo, pronto para aguentar chuva, ventania e o que mais vier, no Rio de Janeiro a tocha apagou três vezes. A proposta é simbolizar o fogo eterno (ou quase), onde a chama é acesa no santuário de Olímpia, na Grécia, e passa por todos os países que irão participar do grande evento esportivo.

Para não se apagar, o fogo da tocha também é passado para um tipo de lampião, que tem combustível para queimar por 15 horas. Quando o gás está para acabar, uma lanterna igual é acesa com a mesma chama. No total, quatro desses lampiões também passarão por Boa Vista, prontos para reacender o fogo da tocha caso ele se apague.

Para organizar o trânsito durante a passagem da tocha, a Prefeitura de Boa Vista vai interditar, a partir de 20h desta sexta-feira, 17, as vias Ataíde Teive – a partir da avenida São Sebastião até a Imigrantes – e a Jaime Brasil, no centro da Capital. As vias serão liberadas após a passagem da Tocha Olímpica pelos locais. Além dessas avenidas, alguns trechos da Capital serão interditados temporariamente no sábado e serão liberados imediatamente após a passagem do comboio olímpico.

O percurso de 32 km passará pelas águas do Rio Branco, pelo céu de Boa Vista e também chegará às comunidades indígenas

O início da largada na área urbana da cidade será na Praça das Águas e finalizada com a chegada na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat, também na Ene Garcez. A previsão é que todo o percurso da Tocha Olímpica seja concluído em cerca de seis horas em Boa Vista, sem contar a visita à comunidade indígena.

Ao todo, foram escolhidos 155 carregadores para representar o Estado de Roraima. Desses, 12 foram indicações da prefeitura e 143 dos patrocinadores oficiais dos Jogos Rio 2016 (Nissan, Coca-Cola e Bradesco). Todos os nomes passam pelo filtro da organização do evento, uma análise minuciosa do perfil de cada indicado. Os escolhidos representam a cidade em diversas áreas, como esporte, cultura e serviços.

No dia 18 de junho, a tocha volta ao hemisfério Norte, mesmo sem sair do Brasil. É que Boa Vista é a única capital brasileira acima da Linha do Equador, no extremo no Norte do Brasil. Na passagem por Boa Vista, a tocha fará um roteiro tipicamente amazônico: no ar, na água e na terra. Ela chegará com o Mestre dos Ares, Luigi Cani, de paraquedas, na Comunidade Indígena Campo Alegre, zona rural de Boa Vista.

O evento em Boa Vista está marcado para iniciar às 10 horas e finalizar após o show nacional do Grupo Monobloco, que também fará a abertura oficial do Boa Vista Junina 2016. O evento será histórico e de repercussão mundial. A tocha será recepcionada por cem arqueiros indígenas e um ritual da dança parixara. Depois segue para a cidade, onde passa pelo Rio Branco, que banha a parte urbana da Capital. A Celebração final do revezamento da Tocha Olímpica será no mesmo espaço do Maior Arraial da Amazônia, a Praça Fábio Marques Paracat. A tocha Olímpica encontrará a fogueira junina.

Show do Monobloco
Monobloco é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro. Junto com a tocha, nesse sábado (18), o grupo será a atração da abertura oficial do Boa Vista Junina 2016. Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco cresceu tanto que há alguns anos os fundadores criaram a versão Monobloco Show (são 17 integrantes), que se apresenta o ano inteiro em todo o País e no exterior com uma média de dez shows por mês. Em junho de 2013, o grupo lançou seu novo álbum, chamado “Arrastão da Alegria”, que traz quatro músicas inéditas e regravações de clássicos da música brasileira com participações de nomes como Fagner, Pepeu Gomes, Ivete Sangalo, Roberta Sá, Preta Gil, entre outros.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.