Cotidiano

Juizado da Infância debate sobre rede de proteção em Roraima

Grupos de trabalhos irão elaborar guia prático na tarde de hoje sobre atribuições da rede

A 1ª Vara da Infância e Juventude está reunida nesta sexta-feira, 20, no Fórum Sobral Pinto, com ações do II Encontro de Articulação da Rede de Proteção dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

O evento é uma forma de articular instituições ligadas à rede de proteção na perspectiva da promoção do controle social, garantia e atendimento do público infantil.

No decorrer do encontro, o juiz titular da 1º Vara da Infância e Juventude de Boa Vista, Parima Dias, falou sobre o poder familiar como eixo principal das ações da rede de proteção, a conselheira Ivone Salucci, explanou sobre o Fórum dos Direitos da Criança e Adolescente e para finalizar as palestras da manhã, a assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social Célia Mota de Carvalho abordou sobre o tema: Dialogando com a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No período da tarde, serão organizados grupos de trabalho para discussão do tema, bem como a elaboração de um guia que irá facilitar a comunicação entre a rede de proteção, com informações sobre as atribuições de cada instituição, endereços e telefones.

SAIBA MAIS

Rede de Proteção é a articulação e a integração de instituições e instâncias do poder público na aplicação de mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Para que o sistema funcione, é preciso que estes componentes (sociedade civil e poder público) estejam articulados e integrados, compartilhando responsabilidades e atuando a partir de suas searas para um fim comum.

As instituições que compõem o sistema devem elaborar estratégias e ações que dialoguem com o cenário local, município, comunidade, centros de educação e assistência etc.

Com informações do Tribunal de Justiça de Roraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.