A Vigilância Sanitária do Estado interditou, na semana passada, a Agência Transfusional do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).
De acordo com a Vigilância, a interdição aconteceu devido à falta de reagentes e de um responsável técnico para os testes pré-transfusionais foram os principais motivos da interdição. Amanhã fará 10 dias que a Vigilância interditou o local.
A agência é o setor dentro na unidade de saúde que possibilita atender maior rapidez a necessidade dos pacientes que precisam de transfusões de sangue, que são feitas com as bolsas previamente colhidas pelo Hemocentro de Roraima (Hemoraima).
É nesse local que acontece o teste de compatibilização do sangue da bolsa com o tipo sanguíneo do paciente. Portanto, sem os reagentes é impossível realizar esse procedimento, que é indispensável para a transfusão de sangue.
A unidade hemoterápica tem ainda a função de armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imunohematólogicos, pré transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do complexo hospitalar.
Para que a AT volte a ser autorizada a funcionar, o Hospital da Criança precisa regularizar o abastecimento do estoque dos reagentes, além de dispor de um médico treinado em hemoterapia para ser o responsável técnico da agência.
Conforme explicações da Vigilância Sanitária, até que o problema seja resolvido a estrutura física da agência transfusional da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth está sendo utilizada pela equipe do Hospital Santo Antônio para que os procedimentos pré-transfusão sejam realizado sem prejudicar os pacientes do Hospital da Criança.
OUTRO LADO
A Prefeitura Municipal de Boa Vista esclarece que a interdição da Agência Transfusional não ocorreu por motivo de qualquer risco concreto à saúde pública, mas devido o número reduzido de kits reagentes.
A Secretaria Municipal de Saúde já tinha realizado desde o ano passado, um processo de aquisição dos insumos, mas até o momento a empresa não fez a entrega. Mesmo com o processo de aquisição em andamento, a Vigilância achou por bem interditar o local e solicitar que os exames fossem feitos na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.
A Prefeitura de Boa Vista esclarece ainda que em nenhum momento houve quaisquer prejuízos de assistência, neste período, pois todas as amostras estão sendo processadas na Agência Transfusional localizada na maternidade.
Agência – A Agência Transfusional do Hospital da Criança Santo Antônio é uma unidade hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, bem como liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.