Cotidiano

Nova lei determina prazo de 60 dias para carros apreendidos irem a leilão

Centenas de carros e motos lotam pátio dos órgãos de trânsito, causando uma preocupação a mais para as autoridades

O Governo Federal sancionou a Lei 13.160, que altera alguns artigos sobre retenção, remoção e leilão de veículos apreendidos. A partir de agora, veículos apreendidos ou removidos e não reclamados por seus proprietários dentro do prazo de 60 dias, contados da data do recolhimento, serão avaliados e levados a leilão.

Só no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) são mais de cinco mil veículos abarrotando os pátios. Na Polícia Rodoviária Federal (PRF) não foi possível saber o número de veículos apreendidos.

O chefe de fiscalização da Smtran, Nelson Loureiro, informou que existem 147 carros e 1.002 motos apreendidos no pátio do órgão. “A partir do momento em que a lei entra em vigor, já está valendo tanto para os veículos que estão no pátio quanto para os que vierem a ser apreendidos. Com essa lei, vamos ter uma rotatividade maior e os veículos vão ocupar menos espaço nos pátios. Isso vai gerar renda para o Estado e para o Município de Boa Vista, que vão arrecadar mais, porque estes veículos terão que estar regularizados para serem vendidos nos leilões”, disse.

Loureiro informou que a comissão foi formada no início deste mês e ainda está fazendo o levantamento do que pode ir a leilão. “Mas acredito que o primeiro leilão seja realizado ainda neste primeiro semestre”, disse.

O presidente do Detran, Eduardo Castilho, informou que o número de veículos apreendidos sob guarda do órgão é de quase quatro mil veículos, entre carros e motos. Ele destacou os benefícios que o Detran ganha com essa nova lei. São eles: diminuição dos riscos de furtos e roubos de peças ou acessórios dos veículos; diminuição dos serviços de vigilância, energia elétrica e gastos com pessoal; contribuição para o combate à proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Castilho informou que o primeiro leilão de 2016 já está em andamento e está previsto para acontecer no dia 15 de abril, quando serão colocados à venda aproximadamente 350 veículos, entre carros e motos. “O Detran tem uma meta de levar mais de 1.500 veículos para leilão este ano”, disse. (R.R)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.