Cotidiano

Programa Eleitor do Futuro será levado para zona rural de Boa Vista

Durante as ações, estudantes simulam uma eleição com candidatos, propostas, campanha eleitoral e votação

Cumprindo o cronograma do Eleitor do Futuro 2016, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) irá executar o programa, pela primeira vez, na área rural de Boa Vista. Na segunda-feira, 15, professores e alunos da Escola Estadual Albino Tavares, localizada no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista, a 30km da Capital, participarão de um oficina ministrada pela coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Matilde Fernandes.

A coordenadora explicou que, durante o treinamento, serão apresentadas aos participantes todas as etapas do projeto e qual será o papel dos professores e da equipe pedagógica nesse processo. “Nesse primeiro contato com os docentes, iremos definir o calendário de atividades. Trata-se de um momento essencial para o desenvolvimento do programa na escola. Serão responsáveis por ministrar aulas, palestras e seminários juntamente com os servidores da Justiça Eleitoral”, disse.

Cerca de 20 professores e 180 alunos da Escola Estadual Albino Tavares estão envolvidos no programa que ocorre de 15 de fevereiro a 18 de março. Conforme a coordenadora, a execução do programa em área rural é uma das metas da atual administração do TRE. “Levar um programa de educação política para jovens de famílias que vivem do trabalho com a terra, na produção do alimento que vai para a nossa mesa, dá uma relevância bem maior às atividades, pois alcança um setor primordial da sociedade, que são os agricultores. É importante salientar que o que será repassado para o aluno, provavelmente, alcançará os pais e a comunidade em geral”, disse a coordenadora.

ETAPAS – Nas eleições, são selecionadas cinco políticas públicas concorrentes: educação, saúde, segurança, urbanismo e tecnologia da informação. Cada temática conta com candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, escolhidos em convenções partidárias. Durante a execução do projeto, são proferidas palestras que abordam temas como incentivo participativo, corrupção, deveres do cidadão e ética no processo eleitoral, além da realização de gincanas e concursos de redação, de desenho e de poesia.

O calendário eleitoral inclui ainda etapas como: gravação da propaganda eleitoral em vídeo, treinamento de mesário e junta eleitoral, confecção de título eleitoral, as eleições e diplomação dos candidatos eleitos. Os professores conselheiros preparam cada grupo para elaborar as propostas que são divulgadas junto aos alunos/eleitores no período de propaganda eleitoral.