letras saborosas 15865 letras saborosas 15865 letras saborosas 15865 letras saborosas 15865

LETRAS SABOROSAS POR DENISE ROHNELT ARAUJO

Olá amigos leitores!

RECEITA DO DIA

Terrinha comestível 

Por Chef Marcos Livi

INGREDIENTES:

150g Ervilha congelada (purê)

50g nata

10 ml Shoyu

50g Linguiça blumenau (cortada em petit brunoise assada no forno)

5g Cogumelo shimeji fresco

q/b Sal e Pimenta

q/b Aioli

q/b Flores comestíveis e brotos (pequenos)

MODO DE PREPARO :

No purê adicionar a nata o shoyu mexer ate ficar homogêneo, logo em seguida corrigir sal e pimenta

Empratamento

Com o purê já finalizado,entrar sobre ele a linguiça blumenau, o cogumelo shimeji fresco, gotas de aioli e flores comestíveis.

DICA Letras Saborosas: Aioli é um molho de alho, azeite e gemas, emulsionado como uma maionese.

CHEF MARCOS LIVI CRIA “COZINHA DE ALTITUDE” NOS CÂNIONS DE SANTA CATARINA

A 400 metros de altitude, uma nova cozinha está movimentando a cidade de Praia Grande, em Santa Catarina. O serviço criado pelo chef gaúcho Marcos Livi é a atração do sítio Azimuth, uma área privada de 60 hectares, tem um açude natural e está de frente para os cânions. Agora no local é possível experimentar pratos surpreendentes, se encantar com a natureza, passar o dia ou mesmo se hospedar. 

O novíssimo restaurante Vistta_sc é um pop-up, pode durar meses, ou se tornar um projeto maior. O conceito pop-up é usado pela gastronomia mundial quando grandes chefs desejam testar, criar uma marca, serviços exclusivos ou uma nova experiência. O local já recebe reservas e está aberto todos os dias, ainda na modalidade soft opening, com um cardápio que tem o Ar como elemento de conexão.

 “É uma cozinha nova, como eu nunca preparei antes. O ar é a minha inspiração, pois a vista para os cânions é espetacular. O ar é a grande conexão ”, diz Livi, sobre a sua primeira incursão em Santa Catarina.

O sítio Azimuth foi a casa dos paulistas Régis e Carolina Duchêne. Daí vem a forma como os clientes são recebidos agora. Na chegada, os pés descalços são um convite para desfrutar do aconchego e da boa mesa. Entre os destaques, as criativas e deliciosas entradas “pirulito de costela” e “terra comestível”, o filé-mignon  “El Trapo” feito com técnica ancestral de cocção, o sorvete natural de banana com raspas de limão e o não menos surpreendente cafezinho, já batizado de “Café iCloud”, servido com uma nuvem de algodão doce em uma estrutura sobre a xícara.

“A genialidade do chef Livi, a maneira como ele recebe as pessoas e como os restaurantes dele funcionam nos deram a certeza de que ele era a pessoa certa para o negócio. O Vistta_sc merece o melhor. O Azimuth também. Já estão indo muito bem, muito além do esperado”, conta o proprietário do Azimuth, Régis Duchêne. 

Os drinks, cervejas, vinhos e espumantes, assim como as sobremesas do Vistta podem ser apreciados no restaurante ou nos miradores criados na propriedade. Cada mesa tem um mirador reservado para a experiência ser completa no sítio. Batizados com nomes de pássaros, os espaços oferecem cadeiras e estão de frente para o grande Malacara. Há ainda passeios a cavalo, trilhas e os voos de balão que podem ser opções de quem está no Vistta.  

Com uma arquitetura contemporânea e aconchegante, a casa criada pelo arquiteto Thiago Passos tem linhas retas que contrastam na natureza, sem interferir na paisagem. A área do restaurante, a sala e a grande varanda ficam bem próximas das duas acomodações exclusivas uma para casal e outra solteiro,  que incluem café da manhã, banho com chuveiro a gás, lençóis de fios egípcios, toalhas 100% algodão, frigobar, TV a cabo, máquina de café, wi-fi e uma vista para os cânions.  

Vale ressaltar que a cidade de Praia Grande é destino indutor do extremo sul catarinense e sede administrativa do Geoparque da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, um Patrimônio Geológico de relevância internacional. Existem no mundo 177 geoparques em 46 países.  O Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, tem 2.830 km abrangendo os dois estados (RS e SC) e em sete municípios: Cambará do Sul, Praia Grande, Mampituba, Torres, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande.

O CHEF DO VISTTA_SC

O gaúcho radicado em São Paulo há 30 anos, Marcos Livi é um empreendedor nato da gastronomia. Aos 10 anos, descobriu na “chapa” o gosto pela cozinha no negócio da família, o tradicional Xis da Dona Laura, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Graduado em Gastronomia, ganhou experiência e criou o Grupo Bah, levando a cultura gaúcha para São Paulo, onde se estabeleceu com os empreendimentos Verissimo, Quintana, Brique, Napoli Centrale e FFBurger. Na sua cidade natal, revitalizou o Parador Hampel, hospedagem centenária, onde apresenta o menu do restaurante Ana Terra e o A Ferro e Fogo, uma experiência ao redor do fogo que também percorre o país. Agora, Livi está à frente do Vistta, um pop-up em Praia Grande, em sua primeira incursão em Santa Catarina.

PRAIA GRANDE, A CAPITAL DOS CÂNIONS

SERVIÇO

Sítio Azimuth e Restaurante Vistta SC

Funcionamento: diariamente, das 10h às 22h

Localização: Rota dos Tropeiros, 1.700, Praia Grande, SC

Reservas: (48) 99150-2799

Instagram: @vistta_sc 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.