Social

social 13859

Com Nada  

* O Conselho Federal de Medicina fez recentemente mais um alerta sobre o perigo dos cigarros eletrônicos, depois de verdadeira explosão de doenças causadas por essa nova mania nacional, que virou moda especialmente entre os jovens. Essa semana mesmo, representantes de 46 entidades de Saúde,  publicaram um documento solicitando que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantenha a proibição da comercialização de cigarros eletrônicos no Brasil e destaca que, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como “vapes”, são uma verdadeira ameaça à saúde pública.  

 

Com Tudo 

* Será lançada neste sábado, 14 e domingo, 15, na Comunidade de Nova Esperança (Município de Pacaraima – Terra Indígena de São Marcos), a Cátedra Indígena de Roraima, um Colegiado formado por profissionais indígenas de diversas áreas do conhecimento e por lideranças tradicionais indígenas (pessoas com mais de 25 anos de atuação em prol do movimento indígena). O objetivo da Academia Indígena, é debater, analisar e propor temas que possam culminar em políticas públicas a favor da causa indígena. A solenidade de instalação da Entidade, acontece com um Importante Ciclo de Palestras.  

 

A presidente da Codesaima, Maria Dantas, recebendo homenagens nesta sexta-feira, por conta de seu aniversário. Na foto, ela divide clic com seus filhos, Luis Felipe Coelho e Márcia Nóbrega e com sua neta, Maria Clara

Da Cátedra  

* Durante a cerimônia de instalação da Cátedra Indígena de Roraima, neste final de semana na comunidade de Nova Esperança, serão debatidos três temas: “A Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente na Cultura Indígena”; “Município Putativo e Terras Indígenas”; e “O infanticídio no Universo Indígena”.  

* O fundador da Cátedra Indígena, é o professor Alfredo Silva Wapichana, líder indígena tradicional, formado em Letras pela UFRR e Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Ele foi Tuxaua e presidente da Associação dos Povos indígenas de Roraima (APIRR), presidente da Associação TWM e presidente da Federação Indígena Brasileira-FIB. 

 

O Poder da Ação 

* Está confirmado para o dia 4 de junho, no Aipana Plaza Hotel, o curso “O Poder de Ação”, com a master coach Aline Sanz. O referido curso, é voltado para mulheres com o objetivo de despertar o potencial de ação e realização em todas as áreas da vida.  

* O treinamento será ministrado por 8 horas e possibilita, por meio de ferramentas, dinâmicas e interações, que cada participante construa um passo a passo para mudança e transformação desejada, aumentando seu desempenho no alcance das metas e objetivos. Interessados poderão obter mais informações pelo telefone: 98114-1811. 

 

Más Notícias  

*Impulsionada pelos constantes aumentos dos preços dos combustíveis, a inflação bateu um novo recorde no Brasil, alcançando o maior índice desde 1996. Os preços de quase tudo no país, especialmente dos alimentos, nunca estiveram tão altos em mais de 25 anos.  

* Outra péssima notícia que causa tristeza geral, é o aumento do desmatamento da Amazônia, recém divulgado, que este ano cresceu 50%, fora outras questões ambientais, como o avanço do garimpo ilegal em terras indígenas e toda a má sorte de violência contra os povos originários, além da contaminação dos rios por mercúrio.  

 

Más Notícias II 

* A propósito, a Comissão de Direitos Humanos do Senado que encontra-se em Roraima, pra investigar denúncias de crimes ocorridos na Terra Indígena Yanomami, está tendo muita dificuldade nessa árdua missão. O Senador Humberto Costa, que preside a Comissão teve o pedido de apoio a Missão, negado pelo Exército.  

* E ao chegar em Boa Vista, o grupo foi recebido por manifestantes que apoiam os invasores, num clima de visível tensão, onde os lideres inclusive, pediram a punição de Junior Hekurari Yanomami, que está inclusive ameaçado de morte, após denúncias de violência contra os indígenas em próprio território, hoje dominado por facções criminosas.  

 

Maria do Céu Oliveira, Christina Campello e Martha Brasil, ilustrando a coluna deste fim de semana 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada ao nosso colega jornalista, José Maria Gomes Carneiro, que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova nesta sexta-feira, 13, Katiana Magalhães, Larissa de Paula e Ordália Santos.  

* Ainda de aniversário hoje, Nirlia Ferreira, Ana Auxiliadora Bezerra e Mayara Cardoso.  

* No sábado quem recebe parabéns é Regis Matias, Rohmer de Souza Lima Felipe Monteiro e Sandra Franco.  

* Também aniversariando sábado, Dr. Roberto Ramos, Dr. Fernando Menezes e a ex-governadora Suely Campos.  

 

O líder indígena Alfredo Wapichana, presidirá a seção solene de instalação da Cátedra Indígena de Roraima em Roraima, no sábado, 14 na Comunidade de Nova Esperança   

Tá Valendo  

 

Sexta-feira 13  

* Diz que a origem da má fama da sexta-feira 13, quando no século XIV, Filipe IV, rei da França, considerou ilegal a ordem dos Cavaleiros Templários. Numa sexta-feira 13 de outubro de 1307, o re
i decretou que os membros fossem torturados e presos e muitos foram mortos.   

 

Vistoria 

*Os motoristas de Roraima não precisam mais ir até Manaus, para fazer a vistoria veicular. Agora este serviço está disponível no Estado, sendo feito por Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada ao Detran-RR. A empresa está localizada na Rua Raimundo Alves de Souza, 2362 – bairro Senador Hélio Campos. 

 

Diretor técnico João Nery e o presidente do Detran-RR, coronel Álvaro Duarte, durante inauguração de empresa que fará vistoria veicular  (Foto: Marcelo Rodrigues)