Cotidiano

Consulta para mais um lote de restituição de 2015 abre amanhã

O 6º lote de 2015 será pago no dia 16 de novembro. Em Roraima, aproximadamente 4 mil contribuintes vão receber a restituição

Consulta para mais um lote de restituição de 2015 abre amanhã Consulta para mais um lote de restituição de 2015 abre amanhã Consulta para mais um lote de restituição de 2015 abre amanhã Consulta para mais um lote de restituição de 2015 abre amanhã

A Receita Federal libera, a partir das 9h desta terça-feira (10) – horário de Brasília, a consulta ao 6º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O pagamento das restituições será efetuado no dia 16 de novembro, próxima segunda-feira.

Para contribuintes de Roraima, serão pagos cerca de R$ 4,2 milhões, totalizando 4.157 pessoas que irão receber a restituição. O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2015.

No Brasil, mais de dois milhões de contribuintes vão receber a restituição, totalizando o valor de R$ 2,5 bilhões. Desse montante, aproximadamente R$ 82,7 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 19.507 contribuintes idosos e 2.527 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para saber se teve a declaração liberada o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Restituição não creditada
Caso o valor da restituição não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Quando do contato, o contribuinte deve informar ao Banco do Brasil a conta, agência e o banco para o qual pode ser feita a transferência da restituição. A restituição ficará disponível no Banco do Brasil durante um ano. Após esse prazo, quem não fizer o resgate, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Fonte: RFB

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.