Social

social 12902

Com Nada

* E apesar da diminuição de casos por causa da intensificação da vacinação contra o coronavírus, a Covid 19, volta a assombrar o mundo, começando com o aumento de casos na Europa,  por conta da variante Delta Plus e agora principalmente, devido na nova cepa identificada como Ômicron, detectada  na África do Sul , que em apenas 72 horas já se espalhou por sete países de três continentes. E tudo que se sabe até o momento, é que a Ômicron possui 50 variações de mutações e que foi encontrada em pessoas não vacinadas, que, aliás, seguem sendo  responsáveis por propiciar que o vírus continue circulando e se transmutando. Os cientistas ainda não sabem se as vacinas existentes servirão para a nova variante.  

 

Com Tudo 

* Pelo 13º ano consecutivo, o staff da Defensoria Pública do Estado de Roraima (defensores e servidores), aderem a à campanha regional “Papai Noel dos Correios”. E este ano, a DPE adotou cartinhas dos alunos da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro ( bairro Equatorial), em que “padrinhos” e “madrinhas” daquela Instituição, terão a nobre missão de ler cada mensagem e atender aos pedidos das crianças. A entrega dos presentes deve ser feita até o dia 13 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia, na Assessoria de Cerimonial, sala 5, no prédio da DPE-RR ( Sebastião Diniz, 1165 – Centro) A entrega das cartinhas nos Correios seguem até o dia 15 de dezembro.  

 

Dr. Shiromir Eda – na foto com sua filha Isabella Haruka – foi reeleito este mês, como presidente da Associação Nipo-Brasileira de Roraima/ANIR, para o biênio 2022/2023 

Cultura Japonesa  

* Recém reeleito para a presidência da Associação Nipo-Brasileira de Roraima/ANIR, Shiromir Eda e sua Diretoria, preparam-se para a realização da 7ª Semana da Cultura Japonesa em Roraima, que acontecerá dias 10 e 11 de dezembro, na sede da Associação (Rua da Mangueira, n. 477, bairro Caçari).  

* O evento, que reúne as famílias japonesas em Roraima, já é tradicional e se constitui numa autêntica Mostra da cultura japonesa. Na abertura, acontecerá a  inauguração da reforma e ampliação da ANIR, realizada com recursos do “Programa de Concessão de Subsídios às Entidades Imigrantes”, da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. 

 

Cultura Japonesa II 

* Ainda sobre da 7ª Semana da Cultura Japonesa em Roraima, realizada anualmente pela ANIR, no dia 10 de dezembro, na solenidade de abertura do evento, que reunirá famílias japonesas, autoridades e convidados, acontece a palestra do Dr. Mauro Asato, coordenador da UTI do HGR,com o tema “Vivi, Convivi e Sobrevivi à COVID-19”. Por questões de segurança a abertura será restrita a convidados.   

* No dia 11, haverá  uma vasta programação, com apresentações de dança japonesa, artes marciais, taykô (tambor japonês), workshop de culinária japonesa, Nihongo (idioma japonês), origami (dobraduras com papel), mangá, cosplay e J-Pop. Neste dia o evento será aberto ao público em geral.   

 

Mirandinha  

* A Articulação em Agroecologia de Roraima, estará realizando a importante “Mirandinha Solidário”, que tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para campanhas de combate à fome da Cozinha Solidária, instituição que atende famílias em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, com vida a sociedade de modo geral a fazer doações nesse evento solidário cultural que acontecerá dia 5 de dezembro.  

* O evento ocorrerá na Praça do Mirandinha, a partir das 16h, com Feira agroecológica, apresentações culturais, artesanatos, alimentação saudável e microfone aberto a participação popular, para quem quiser participar com poesias, falas, música etc. 

 

Do Concurso 

* A comissão julgadora do concurso cultural em comemoração aos 30 anos da Assembleia Legislativa de Roraima, está acelerando os trabalhos para conclusão do importante certame. Já foram avaliados inclusive  o material das categorias de redação, cinema e jornalismo e no último  sábado, conclui-se  a avaliação será dos trabalhos de fotografia e de brasão e bandeira do Legislativo.  

* E nesta segunda-feira, 20,  e na terça-feira, 30, continuam as análises das redações e de brasão e bandeira. A divulgação dos classificados será em 10 de dezembro, com fase de recursos de 2 a 9 do mesmo mês. O resultado final será divulgado dia 20 de dezembro e a premiação com solenidade  na sede do Legislativo, em 22 de dezembro.   

  

Dr. Meton Maciel, inaugurando idade nova nesta segunda-feira 

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, Gutemberg Alves Pereira e Kennedy Bernardino  

* Após dois sem  anos realizar a sua tradicional Campanha “Caer nos Rios”, devido à pandemia, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, voltou a com essa importante atividade no último fim de semana. 

* A iniciativa, realizada por meio do Núcleo de Meio Ambiente, da empresa, fez acontecer no último domingo 28, 24ª edição da campanha educativa e ambiental, desta vez no rio  Cauamé. 

 

Ana Zuleide Barroso e sua princesinha Izabel, em clic exclusivo para a Coluna  

 Tá Valendo  

#30Anos  

* A Pipoquinha de Normandia, realizou recentemente no CTG, um mega show comemorativo aos 30 anos da Banda de Forró (em atividade), mais  tradicional do Estad
o. O evento foi um sucesso e segundo o empresário Junior Campos, a banda dará prosseguimento a uma arrojada agenda de shows.  

 

Garantido  

* E por falar em CTG, está confirmado para sexta-feira,3, naquele local, um mega espetáculo  com Sebastião Junior, levantador do Boi Garantido e participações especiais do príncipe da Toada,  Denis Martins e Nadine Leal. O evento é da quadrilha Junina Xamego na Roça.  

O diretor presidente do Detran/RR, Igo Brasil, segue recebendo homenagens por conta de sua recente troca de data