Cotidiano

Campanha alerta homens sobre sua saúde

Embora o câncer de próstata seja uma das maiores preocupações, homens precisam cuidar de sua saúde de uma forma geral

Campanha alerta homens sobre sua saúde Campanha alerta homens sobre sua saúde Campanha alerta homens sobre sua saúde Campanha alerta homens sobre sua saúde

O fato de as mulheres viverem, em média, sete anos a mais que os homens não é exatamente uma surpresa. Atentas à saúde, elas vão ao médico com mais frequência e sempre fazem exames de rotina. Com o objetivo de conscientizar a população masculina que estes hábitos não são exclusividade do gênero feminino, há quatro anos ocorre no Brasil a campanha “Novembro Azul”. Durante este mês, a Folha irá fazer uma série de reportagens desmistificando as principais doenças que acometem os homens e sobre a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento médico.

A diretora comercial do Grupo Folha de Comunicação, Paula Cruz, afirmou que a campanha é de fundamental importância. Ela frisou que a ação é necessária para alertar os homens sobre os cuidados com a saúde. “As mulheres ainda vão mais ao médico e se cuidam mais do que os homens. O mês de novembro serve para alertar eles sobre isso, para que possam se olhar e acabar com aquela ideia de que são invencíveis”, disse.

Ela frisou que, com a série de reportagens, a Folha tenta despertar a consciência da população para os cuidados com a saúde. “Queremos que as pessoas propaguem esta campanha para que se faça uma corrente sobre a importância de ir ao médico com frequência. Toda doença, quando descoberta no início, é mais fácil de ser tratada e as chances de cura são maiores”, pontuou.

O médico urologista e autor do livro “Saúde do Homem: muito além da barba, cabelo e bigode”, Mário Maciel, afirmou que o Novembro Azul não é voltado somente para o tratamento e prevenção do câncer de próstata, mas sim da saúde do homem no geral. “Durante a campanha, focamos em outras doenças, como câncer de testículo, distúrbios mentais, câncer de próstata, entre outras”, explicou.

Segundo ele, o câncer de próstata recebe maior atenção devido à prevalência da doença. “Estima-se que 65% dos homens com idade superior a 60 anos de idade têm este tipo de câncer. Para alertar a população sobre esse fato, o 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Para que um assunto tão importante fosse debatido, a campanha foi estendida para os demais dias do mês”, disse.

O médico informou que o homem morre mais por doenças cardiovasculares, acidentes de trânsito, traumatismo craniano, entre outros fatores. “Neste mês, o homem deve prestar mais atenção para a sua saúde de uma maneira global. A campanha é justamente para conscientizá-los a respeito disso”, observou.

DADOS – Segundo dados estatísticos do Laboratório de Análise Patológica de Roraima, no ano de 2014 foram registrados 45 casos de câncer de próstata em homens com idade entre 51 e 91 anos, em Roraima. Neste ano, nos primeiros cinco meses, o número chegou a 13 registros em homens entre 61 a 86 anos.

HGR – O Hospital Geral de Roraima (HGR) tem um setor responsável pelo atendimento dos pacientes com câncer no Estado. A unidade realiza cirurgias oncológicas, atendimentos médicos e consultas nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social. Dos atendimentos médicos e consultas, a equipe realiza ainda visitas domiciliares aos pacientes em fase terminal.

Por ser considerado um serviço específico e de alta complexidade a Unidade atende somente casos confirmados ou fortemente suspeitos de câncer, cabendo a investigação inicial às clínicas básicas. Hoje, são atendidos em média 30 pacientes semanais.

NOVEMBRO AZUL – A campanha Novembro Azul foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2012, inspirado na campanha australiana Movember, que surgiu em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. A ação é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. (I.S)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.